REALIZAÇÕES - EDUCAÇÃO DE TRÂNSITO

Relatório de Gestão 2015

Movimento Maio Amarelo

Nasce com a proposta de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. O objetivo do movimento é uma ação coordenada entre o Poder Público e a sociedade civil com a intenção de colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos: órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil organizada.

Notícias: Detran-MG reúne órgãos de trânsito pra Movimento Maio Amarelo
             Maio Amarelo - Detran divulga calendário de ações
             Ação do Maio Amarelo nas escolas prepara motorista e pedestres de amanhã
             Maio Amarelo Alerta que irresponsabilidade no trânsito pode ser fatal

Blitzen Educativas
As blitzen educativas realizadas em pontos estratégicos de Belo Horizonte e em datas específicas de grande fluxo de veículo, contemplam não apenas o condutor como público alvo, mas o pedestre e o ciclista que dividem o mesmo espaço físico no trânsito. Nas blitzen educativas são envolvidos os parceiros BHTrans, DER-MG, Guarda Municipal, Polícia Militar de Minas Gerais (Batalhão de Polícia de Trânsito-BPTRAN e Polícia Rodoviária Estadual - PRE), Polícia Rodoviária Federal e a Secretaria de Estado da Defesa Social. Durante as blitzen são distribuídos materiais educativos, a exemplo de display e folders, com encaminhamento dos mesmos aos Departamentos da Polícia Civil, objetivando, também, o desenvolvimento de campanhas educativas nas áreas circunscricionadas.

Dia Mundial Em Homenagem Às Vítimas de Trânsito

Os servidores do Detran/MG se mobilizaram para homenagear as vítimas de acidentes de trânsito e conscientizar os condutores que estavam na sede do Departamento, sobre a importância de não infringir as regras de trânsito que foram criadas para manter a segurança dos condutores, passageiros e pedestres. No ato, foram distribuídos bonés e materiais educativos.

Prêmio Motorista e Motociclista Padrão de Minas Gerais

A Polícia Civil por meio do Detran/MG, tem como objetivo homenagear condutores que tenham se destacado por boas práticas e bons exemplos na direção dos veículos. A finalidade é que os motoristas respeitem as leis de trânsito e se conscientizem da importância da segurança viária.

Em 2015, foi realizado a 55ª Premiação do Concurso Motorista e Motociclista Padrão de Minas Gerais.

Notícias: Abertas as inscrições para a premiação do Motorista Padrão

Detran/MG entrega prêmio do 55º Concurso Motorista e Motociclista Padrão
Prêmio do 55º Concurso Motorista e Motociclista Padrão é entregue

Semana Nacional de Trânsito

Com o tema “Seja você a mudança no Trânsito”, e com o objetivo de promover mudanças de atitudes no trânsito, os órgãos do Sistema Nacional de Trânsito em parceria com instituições municipais, estaduais, federais e das áreas de saúde, educação, fiscalização e segurança pública além de empresas privadas realizaram em Belo Horizonte a Semana Nacional do Trânsito 2015. O objetivo dos órgãos envolvidos é incentivar comportamentos mais responsáveis entre motoristas, pedestres, ciclistas e motociclistas, com a meta de reduzir cada vez mais o número de acidentes no trânsito que deixam sequelas e interrompem vidas.

As ações foram concentradas no Campus Saúde da UFMG, onde foram realizadas simulações de resgate a vítimas, intervenções de arte-educação; cinema rodoviário; exposições de carros batidos; oficinas pedagógicas; apresentações musicais; terminais de atendimento para consultas sobre veículos e motoristas; jogos e distribuição de materiais educativos, entre outros. As atividades fazem parte da Década Mundial de Ações Para a Segurança no Trânsito - 2011/2020.
Notícia: Semana Nacional do Trânsito 2015 Incentiva Mudanças de Comportamento