O DETRANMG - ÓRGÃOS RELACIONADOS


Relatório de Gestão 2015

GUARDA DE VEÍCULOS RECOLHIDOS
O Detran/MG conta com 335 Pátios credenciados para a guarda e recolhimento de veículos apreendidos. Esta parceria possibilitou o aumento e a eficácia das fiscalizações permitindo que os veículos irregulares fossem retirados imediatamente de circulação. 

UNIDADE DE ATENDIMENTO INTEGRADO (UAI) 
Visando maior comodidade para o cidadão, alguns serviços do Detran/MG passaram a ser realizados nas 24 Unidades de Atendimento Integrado (UAI’s) espalhadas pelo Estado. O objetivo é ampliar ainda mais a gama de serviços, na busca por agilidade e excelência no atendimento.

Trata-se de uma unidade centralizadora de serviços públicos com padronização, diferencial tecnológico e capacitação de servidores. Tem como objetivo desburocratizar os serviços públicos por meio do atendimento centralizado em unidades integradoras, utilizando um novo conceito de gestão, inovação e excelência no atendimento à população, captando a demanda real e potencializando a receita. 

BENEFÍCIOS

  • Aproximação do Estado com o cidadão;
  • Oferecer grande variedade de serviços no mesmo local;
  • Facilidade de acesso;
  • Excelência em atendimento, funcionários treinados e uniformizados;
  • Ambiente confortável, limpo, refrigerado e com bancos de espera;
  • Treinamento e padronização para garantir a qualidade;
  • Tecnologia da Informação, Sistema de Gerenciamento de Atendimento (SIGA);
  • Comunicação visual com painéis informativos;
  • Aumento da arrecadação em decorrência de uma melhor organização do agendamento das vistorias;
  • Agendamento das vistorias;
  • Abertura de mais postos de atendimento;
  • Substituição de policiais por terceirizados, beneficiando a área fim da Polícia Civil.


FÁBRICA DE PLACAS
No ano de 2015 encontram-se credenciadas junto ao Detran/MG 320 fábricas de placas, que atuam em todo Estado de Minas Gerais. O credenciamento possibilitou um rigoroso controle de fabricação e distribuição das placas. 

AUTORIZADAS PARA REMARCAÇÃO - CHASSI/MOTOR
O Detran/MG credencia empresas para remarcação de chassi/ motor em veículos, em casos de furto e roubo, acidente ou deteriorados pelo tempo. A autoridade policial, após constatar a necessidade de se fazer a remarcação, autoriza as empresas credenciadas a realizar o procedimento, utilizando o número original acompanhado das letras “REM”. Assim, este Departamento cumpre seu papel regulamentador com transparência e segurança. 

CLÍNICA MÉDICA
As regulamentações para credenciamento de clínica médica e psicológica promoveram progressos significativos nos últimos anos, aumentando o número de clínicas parceiras, que realizam exames de aptidão física e mental e avaliação psicológica em candidatos a obtenção da Permissão Para Dirigir - PPD, renovação de Carteira Nacional de Habilitação - CNH e mudança de categoria.

Atualmente o Detran/MG conta com 453 clínicas no Estado que possuem sistemas informatizados que permitem que todos os procedimentos sejam feitos online, e ainda, capturam e lançam as imagens dos candidatos, tornando mais rápidas as etapas do processo de habilitação. 

CENTRO DE FORMAÇÃO DE CONDUTORES (CFC)
Atualmente o Detran/MG possui no Estado 2.053 CFCs’ credenciados. Os trabalhos de todos os CFCs foram informatizados, proporcionando assim, mais economia, segurança, conforto e rapidez ao cidadão. Nesse contexto, podemos enumerar alguns dos serviços disponibilizados, como por exemplo, a marcação do exame médico e psicológico, da prova teórica de legislação, do exame de direção veicular e o lançamento digital de certificados. 

INSTITUIÇÕES E ENTIDADES DE ENSINO
Minas Gerais tem hoje 33 Instituições autorizadas a ministrar os cursos especializados para condutores de veículos de transporte coletivo de passageiros, escolares, cargas perigosas, emergência e cargas indivisíveis.

Já as Entidades são aquelas que podem ministrar os cursos de formação e atualização de instrutores de trânsito, diretores geral e ensino. Atualmente contamos com 18 Entidades que oferecem esses cursos. 

As duas parceiras de ensino ainda são credenciadas para oferecer também os cursos de mototaxista e motofretista. O Detran/MG também disponibiliza por meio do sistema EAD cursos à distância para reciclagem e atualização para renovação da CNH por meio do e-prova e Icetran.

PRODEMGE
A Prodemge, empresa de tecnologia da informação do governo de Minas Gerais, mantém constante parceira com o Detran-MG. Vale destacar a integração dos sistemas do Detran com as bases nacionais do Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores) e Renach (Registro Nacional de Condutores Habilitados), o que permitiu mais segurança para a geração dos documentos de registro e licenciamento de veículos e de emissão da CNH.  

INTERPRINT
A Interprint é a empresa parceira responsável pela impressão e remessa aos Correios dos documentos de habilitação expedidos em Minas Gerais, cuja eficiência gerou redução nos prazos de entrega das CNHs. 

FEDERAÇÃO NACIONAL DE EDUCAÇÃO E INTEGRAÇÃO DOS SURDOS (FENEIS)
O Detran/MG sente-se orgulhoso por fazer parte da inclusão social de funcionários com deficiência auditiva. Hoje a Feneis possui um contrato de prestação de serviços junto a Polícia Civil, estando presente no Detran Sede, na Gameleira e no Instituto de Identificação. Além dos serviços realizados de recebimento, transcrição, conferência, confecção de documentos e entrada de dados nos sistemas do Detran e Instituto de Identificação; o Departamento de Trânsito (Detran-MG) e a Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos (Feneis) promoveram, no dia 11, a blitz da conscientização, na sede do departamento, na Avenida João Pinheiro, 417, bairro Funcionários, em Belo Horizonte.

A iniciativa faz parte das comemorações do “setembro azul” que marca a luta da comunidade surda pela garantia dos direitos dos surdos. O mês festivo tem a finalidade de promover a conscientização da cultura e identidade surda, de descobrir novos talentos e de estimular habilidades, por meio de cursos e concursos. Com a blitz, os organizadores apresentaram às pessoas os desafios enfrentados pelos deficientes auditivos. 

VISUAL
A Visual é uma empresa terceirizada que atua em parceria com o Detran/MG e oferece o serviço de Painéis Eletrônicos. Através do sistema SIGA, desenvolvido pela Visual, o Detran/MG aprimorou a gestão do processo de atendimento ao cliente, permitindo a gestão corporativa em tempo real de todas as etapas do atendimento, por meio de indicadores de eficácia e eficiência, alertas, telas de situação e monitoramento. 

CORREIOS
A parceria do Detran/MG com os Correios possibilitou maior comodidade ao cidadão, tendo em vista a distribuição e entrega ao cidadão dos documentos de habilitação e CRLV, bem como a comunicação direta com o usuário.

A&C
Em face ao volume das demandas do cidadão junto ao Detran/MG, a contratação do Call Center foi uma medida que possibilitou a orientação dos serviços por meio do Atendimento Tri-Dígito ou Fale Conosco. 

ZPS - QUALCOM INFORMÁTICA
O Detran/MG mantém um contrato de prestação de serviços com a empresa ZPS – QUALCOM que presta serviços de Tecnologia da Informação, realiza suporte técnico, reparação, manutenção de computadores, impressoras, servidores, equipamentos periféricos e central de serviços (sistema de gestão de chamados da central de atendimento). A ZPS também oferece serviços inventário do Detran/MG, instalação e controle de software SPARK, serviço de manutenção em TI por meio de instalação e manutenção do sistema de segurança predial por vídeo monitoramento.