Serviço eletrônico para solicitar emissão da 2ª via da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou Permissão para Dirigir (PPD).

• ATENÇÃO:
  1. Para  inclusão de CURSO ESPECIALIZADO, clique aqui.
  2. A 2ª VIA DA CNH DEVERÁ SER SOLICITADA SOMENTE EM CASO DE EXTRAVIO DO DOCUMENTO;
  3. Condutores com CNH de outro estado deverão solicitar a transferência de prontuário no Detran/Ciretran antes de emitir o DAE. Acesse -> Transferência de Prontuário de Outros estados para Minas Gerais

• ORIENTAÇÕES:
  1. Preencha o formulário eletrônico abaixo e clique em "avançar";
  2. Caso seja residente de Belo Horizonte, escolha se deseja receber o documento pelos Correios ou retirar na Unidade de Atendimento Integrado (UAI) da Praça Sete;
  3. O DAE será emitido. Efetue o pagamento na rede bancária credenciada. Acesse -> Bancos credenciados.

• ENTREGA DA 2ª VIA DA CNH / PPD:

Condutores residentes em Belo Horizonte:

1. Retirada na UAI: Consulte aqui as orientações para retirada da habilitação.
  2. Entrega pelo Correios: A CNH será enviada ao endereço do condutor que consta no sistema do Detran-MG. Serão realizadas três tentativas de entrega, e caso o carteiro não seja atendido, a CNH será enviada para a Unidade de Atendimento Integrado (UAI) unidade Praça 7.

Condutores residentes no interior de Minas Gerais:

1. Entrega pelo Correios: A CNH será enviada ao endereço do condutor que consta no sistema do Detran-MG. Serão realizadas três tentativas de entrega, e caso o carteiro não seja atendido, a CNH será enviada para a Unidade de Atendimento Integrado (UAI) da cidade. Caso o município não possua uma Unidade de Atendimento Integrado, a CNH ficará disponível na Delegacia de Trânsito do município.

• UNIDADES DE ATENDIMENTO:
  1. Sede do Detran-MG
    Avenida João Pinheiro, 417, Boa Viagem – Belo Horizonte/MG – CEP 30.130-183.
    Caso deseje solicitar o serviço na Sede do Detran-MG (Belo Horizonte), é necessário fazer o AGENDAMENTO ON-LINE.

2. Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans)

•  OUTRAS INFORMAÇÕES:
  1. No caso de alteração no nome do condutor, deverá providenciar primeiro o documento de identidade e comparecer as unidades de atendimento.

2. O condutor habilitado antes de 01 de janeiro de 1994 em Minas Gerais ou 21 de janeiro de 1998 em outros Estados deverá prestar uma prova de legislação no Detran-MG ou procurar um Centro de Formação de Condutores (CFC) e participar de curso básico com duração de 15 horas/aula, caso o condutor ainda não tenha atendido aos requisitos acima.

3. Caso tenha iniciado o processo de Adição de Categoria, é necessário terminá-lo antes de solicitar a 2ª via da CNH. Caso outro serviço seja solicitado sem que o condutor tenha terminado o processo de Adição de Categoria, todas as etapas desse processo deverão ser realizadas novamente.

4. O documento de habilitação será entregue pelos Correios em até 10 dias úteis a partir do pagamento da DAE.

5. Precisa emitir a 2ª via do boleto? Clique aqui.

6. Este serviço NÃO INCLUI CURSO ESPECIALIZADO na CNH. Para inclusão de cursos, clique aqui.
  • 1 Informar dados (passo atual)
  • 2 Exibir resultados
  • 3 Emitir guia DAE

• Documento de arrecadação estadual (DAE) quitado;
  • Carteira de Identidade atualizada ou documento equivalente (com CPF) conforme a lei 12.037/2009 (original).

RETIRADA DO DOCUMENTO NA UAI:

Para consultar os documentos necessários, clique aqui.

• Emissão da 2ª via da CNH/PPD: R$ 86,24.