Para solicitar a 2ª via da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou 2ª via da Permissão para Dirigir (PPD), é necessário preencher o formulário eletrônico abaixo e realizar o pagamento do Documento de Arrecadação Estadual (DAE) em qualquer banco credenciado. Acesse -> Bancos credenciados

Não é necessário se dirigir as Unidades de Atendimento do Detran-MG, visto que após o pagamento da DAE, o documento já é enviado para confecção e entrega.

Precisa emitir a 2ª via do boleto? CLIQUE AQUI.

ATENÇÃO: A 2ª via da CNH é emitida idêntica à anterior. Caso necessite incluir informações (atividade remunerada, cursos especializados...) ou alterar dados (nome, fotografia...), clique aqui.

ENTREGA DA 2ª VIA DA CNH OU 2ª VIA DA PPD:

Caso o interessado seja residente de Belo Horizonte, poderá optar por receber o documento pelos Correios ou retirar na Unidade de Atendimento Integrado (UAI) da Praça Sete, 24* horas após o pagamento da DAE.  A opção deverá ser registrada no momento de preenchimento do formulário de solicitação.

*Consulte os horários e especificações para retirada da 2ª via da CNH ou 2ª via da PPD na UAI - Praça Sete

Para solicitantes da capital que optarem em receber a 2ª via da CNH ou 2ª via da PPD pelos Correios, e para os solicitantes das cidades do interior de Minas Gerais, o Detran-MG enviará o documento para o endereço do condutor, conforme registrado no sistema do órgão.

Acompanhe a emissão da 2ª via da CNH ou 2ª via da PPD

Orientações para o serviço:

• Para condutores de Minas Gerais este serviço é feito totalmente on-line, não sendo preciso ir ao Detran-MG, salvo quando houver restrição e o sistema indicar para comparecer nas unidades de atendimento;
  • CNH de outros Estados, o procedimento é feito somente por meio do atendimento presencial;
  • No caso de alteração no nome do condutor, deverá providenciar primeiro o documento de identidade e comparecer as unidades de atendimento;
  • O condutor habilitado antes de 01 de janeiro de 1994 em Minas Gerais ou 21 de janeiro de 1998 em outros Estados deverá prestar uma prova de legislação no Detran/MG ou procurar um Centro de Formação de Condutores (CFC) e participar de curso básico com duração de 15 horas/aula, caso o condutor ainda não tenha atendido aos requisitos acima.
  •  Antes de preencher o formulário eletrônico, certifique-se que o endereço cadastrado no sistema do Detran-MG esteja atualizado.
  • Caso o endereço esteja desatualizado, faça primeiro atualização dos dados em Alteração de endereço. Aguarde 24 horas para que o sistema registre a correção dos dados.
  • Preencha o formulário eletrônico.
  • Após preencher as instruções do serviço, acesse o botão avançar para confirmar o formulário eletrônico e emitir o DAE.
  • 1 Informar dados (passo atual)
  • 2 Exibir resultados
  • 3 Emitir guia DAE

Atenção: Para alterar endereço do Condutor deverá informar também os campos abaixo.

Número do Formulário

RETIRADA DO DOCUMENTO NA UAI:

-> Retirada da CNH pelo proprietário:

• Carteira de Identidade atualizada (original) ou Carteira de Trabalho com foto atualizada (original).

-> Por parentes de 1º grau (pai, mãe, filho (a), marido e esposa):

• Documento de identidade atualizado de quem irá retirar a CNH (original);
  • Cópia do documento de identidade do condutor;
  • Certidão de casamento, se for o caso (original ou cópia autenticada).

-> Terceiros (sem parentesco direto):

A retirada da CNH está condicionada a análise prévia da Autoridade Policial. O representante deverá comparecer à sede do Detran-MG (se a CNH estiver em Belo Horizonte) ou à Ciretran do município, e apresentar:

• Procuração pública lavrada em cartório (original ou cópia autenticada);
  • Documento de identidade original do procurador;
  • Cópia do documento de identidade do condutor.

• Expedição da 2ª via da CNH/PPD: