Alteração de Dados

Confirmar Dados
Emitir Guia DAE
DESCRIÇÃO:

Antes de iniciar o curso na Entidade/CFC escolhido é necessário solicitar o serviço de alteração de dados, devendo selecionar no campo disponível os cursos a realizar, podendo selecionar até 5 cursos. Após a realização de todos os cursos selecionados, o parceiro credenciado fará a certificação junto ao sistema do Detran-MG, que irá enviar para a Base Nacional, desde que a sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH) esteja sob domínio de Minas Gerais. A informação sobre o curso constará no campo “Observações” da CNH.

O curso tem validade de 5 anos.

ORIENTAÇÕES:
  1. Preencha o formulário eletrônico abaixo e clique em "Pesquisar".
  2. Selecione quais cursos deseja incluir na CNH e confirme. O Documento de Arrecadação Estadual (DAE) será emitido;
  3. Escolha uma empresa credenciada ao Detran-MG para realizar o curso. Para conhecer as instituições e entidades autorizadas a ministrá-los, clique aqui.
  4. Após a realização e aprovação no curso, o parceiro credenciado fará a certificação digital do curso. Efetue o pagamento do DAE de alteração de dados. Acesse -> Bancos credenciados
  5. Dirija-se à unidade de atendimento do Detran-MG para marcar data e horário da prova. Efetue o pagamento do DAE para realização do exame/prova;
  6. Após aprovação na prova, a CNH será emitida automaticamente.
ENTREGA DA CNH

A CNH será entregue em até 10 dias úteis para o endereço do condutor que consta no sistema do Detran-MG;

O carteiro realizará três tentativas de entrega, e caso não seja atendido, a CNH será enviada na capital para o Unidade de Atendimento Integrado (UAI) Praça 7, e no interior será disponibilizada na unidade de referência da cidade (UAI/Delegacia de Trânsito da cidade).

UNIDADES DE ATENDIMENTO:

Para atendimento em alguns municípios é necessário fazer o AGENDAMENTO ON-LINE.

Belo Horizonte: Sede do Detran-MG
Avenida João Pinheiro, 417, Boa Viagem, Belo Horizonte/MG – CEP 30.130-183.

Interior de Minas Gerais:
Acesse -> Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans)

Para retirar a CNH caso seja devolvida pelos Correios:

1. Unidade de Atendimento Integrado - UAI
    Faça aqui o AGENDAMENTO para retirada da CNH na UAI
OUTRAS INFORMAÇÕES:
  • Para conhecer os cursos disponíveis e as entidades autorizadas a ministrá-los, clique aqui.
  • Para renunciar a curso incompatível com a categoria da CNH, preencha o formulário abaixo. Se o serviço for realizado por meio do site, é necessário fazer o reconhecimento de firma por autenticidade.
    Formulário- > Declaração de Renúncia ao Curso de Especialização
Documentos Necessários

FAZER A PROVA:

• Documento de identidade atualizado com CPF (original);
  • Comprovante de agendamento da prova.

RETIRADA DO DOCUMENTO NA UAI:

-> Retirada da CNH pelo proprietário:

• Carteira de Identidade atualizada ou documento equivalente conforme a lei 12.037/2009 (original).

-> Parentes (pai, mãe, filho (a), irmão (a), marido e esposa):

• Documento de identidade atualizado de quem irá retirar a CNH (original e cópia);
  • Documento de identidade atualizado do condutor (original e cópia);
  • Certidão de casamento, se for o caso (original ou cópia autenticada).

-> Procurador:

A retirada da CNH está condicionada a análise prévia da Autoridade Policial. O representante deverá comparecer à sede do Detran-MG (se a CNH estiver em Belo Horizonte) ou à Ciretran do município, e apresentar:

• Procuração pública lavrada em cartório (original ou cópia autenticada);
  • Documento de identidade original do procurador;
  • Cópia do documento de identidade do condutor.
  • Alteração de dados: R$ 94,66.
  • Prova: R$ 78,88