ALTERAÇÃO DE DADOS

Registrar Solicitação
Emitir Guia DAE

DESCRIÇÃO:

Antes de realizar o curso, é necessário solicitar a inclusão de curso especializado na CNH. Após a realização, o parceiro credenciado fará a certificação, cujo lançamento será registrado no prontuário do condutor desde que a sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH) seja de Minas Gerais. A informação sobre o curso constará no campo “Observações” da CNH.

ATENÇÃO! Antes de solicitar a inclusão de curso especializado, verifique a validade de sua Carteira Nacional de Habilitação. A validade do curso acompanha a validade da CNH.

LEGISLAÇÃO:

ORIENTAÇÕES:

1. Preencha o formulário eletrônico abaixo e clique em "pesquisar";

2. Selecione quais cursos deseja realizar. É possível selecionar até cinco cursos;

3. O Documento de Arrecadação Estadual (DAE) será emitido. Efetue o pagamento na rede bancária credenciada. Acesse -> Bancos credenciados;

4. Escolha uma empresa credenciada ao Detran-MG para realizar o curso. Para conhecer as instituições e entidades autorizadas a ministrá-los, clique aqui.

5. Após conclusão do curso, realize o agendamento do exame (prova)* na sede do Detran-MG (para residentes de BH) ou na Ciretran de sua cidade;

6. A CNH será emitida após aprovação no exame.

*A realização da prova é obrigatória a partir de 29 de junho de 2021. Será necessário fazer uma prova diferente para cada curso realizado. Assim, para cada prova que será realizada, é necessário o pagamento de uma taxa. Para emitir a taxa para realização da prova, clique aqui.

ENTREGA DA CNH:

A CNH alterada será entregue pelos Correios no endereço do condutor que consta no sistema do Detran-MG em até dez dias úteis. Serão realizadas três tentativas de entrega, e caso o carteiro não seja atendido, a CNH será enviada para a Unidade de Atendimento Integrado (UAI) - Capital: Unidade Praça 7 | Interior de Minas: UAI da cidade. Caso o município não possua uma Unidade de Atendimento Integrado, a CNH ficará disponível na Delegacia de Trânsito da cidade.

-> Faça aqui o AGENDAMENTO para retirada da CNH na UAI

ATENÇÃO! O agendamento é obrigatório para retirada de documento na UAI.

UNIDADES DE ATENDIMENTO:

Para atendimento em alguns municípios é necessário fazer o AGENDAMENTO ON-LINE.

OUTRAS INFORMAÇÕES:

1. O condutor deverá pagar apenas uma taxa de alteração de dados, independente de quantos cursos irá fazer. No entanto, deverá pagar uma taxa para cada prova que será realizada.

2. Para curso de atualização, não é necessário fazer prova.

3. Caso a CNH esteja perto do vencimento, renove primeiro o documento antes de iniciar o processo para inclusão de curso especializado.

4. Para conhecer os cursos disponíveis e as entidades autorizadas a ministrá-los, clique aqui.

5. Para renunciar a curso incompatível com a categoria da CNH, preencha o formulário abaixo. Se o serviço for realizado por meio do site, é necessário fazer o reconhecimento de firma por autenticidade.
    Formulário- > Declaração de Renúncia ao Curso de Especialização
Documentos Necessários

Será considerado válido somente documento de identidade conforme a Lei 12.037/2009

REALIZAR PROVA*

• Documento de Identidade atualizado (original);
  • Comprovante de agendamento.

*A realização da prova é obrigatória a partir de 29 de junho de 2021.

RETIRAR DOCUMENTO NA UAI

-> Retirada da CNH pelo proprietário:

• Documento de Identidade atualizado (original).

-> Parentes (pai, mãe, filho (a), irmão (a), marido e esposa):

• Documento de identidade atualizado de quem irá retirar a CNH (original e cópia);
  • Documento de identidade atualizado do condutor (original e cópia);
  • Certidão de casamento, se for o caso (original ou cópia autenticada).

-> Procurador:

A retirada da CNH está condicionada a análise prévia da Autoridade Policial. O representante deverá comparecer à sede do Detran-MG (se a CNH estiver em Belo Horizonte) ou à Ciretran do município, e apresentar:

• Procuração pública lavrada em cartório (original ou cópia autenticada);
  • Documento de identidade original do procurador;
  • Cópia do documento de identidade do condutor.
  • Alteração de dados: R$ 94,66.
  • Prova: R$ 78,88.