Emissão de Documentos de Habilitação

Entrega da Permissão para Dirigir (PPD)

INTERIOR DE MINAS GERAIS

Para condutores residentes na Região Metropolitana de Belo Horizonte e interior de Minas Gerais, o documento será entregue pessoalmente na Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) do município.

Nos municípios onde não há Ciretran, os documentos serão entregues pelos Correios, nos endereços cadastrados pelo condutor nos sistemas do Detran-MG. Serão realizadas três tentativas de entrega, e caso o carteiro não seja atendido, o documento será enviada para a Unidade de Atendimento Integrado (UAI) da cidade. Caso o município não possua uma Unidade de Atendimento Integrado, a CNH ficará disponível na Delegacia de Trânsito do município.

CAPITAL

Em Belo Horizonte, a entrega da Permissão para Dirigir (PPD) é feita na Unidade de Atendimento Integrado (UAI) da Praça Sete, em 48h* contadas do término do exame realizado, sem que haja qualquer tipo de cobrança pelo serviço, obedecidos os seguintes parâmetros:
*Quando houver feriado após a realização do exame, as 48h serão contadas a partir do primeiro dia útil seguinte.

• O interessado dever ser residente de Belo Horizonte/MG.
  • Categoria "B"
    Para exames realizados de segunda a sexta-feira no período da manhã, a PPD estará disponível a partir de 14h do *2º dia útil seguinte.
    *No caso de sexta-feira, a partir das 14h da terça-feira seguinte.

Para exames realizados aos sábados, a PPD estará disponível a partir das 14h da quarta-feira seguinte.
  • Categoria "A"
    No caso de exames realizados no período da noite, a PPD estará disponível a partir das 14h do terceiro dia útil seguinte, tendo em vista que o prazo de 48h se encerra na noite do 2º dia útil, portanto, fora do horário de expediente.

Consulte endereço e horário de atendimento da UAI Praça Sete

Documentos Necessários

RETIRADA DO DOCUMENTO NA UAI:

-> Retirada da PPD pelo proprietário:

• Carteira de Identidade atualizada (original) ou Carteira de Trabalho com foto atualizada (original).

-> Por parentes (pai, mãe, filho(a), irmão(a), marido e esposa):

• Documento de identidade atualizado de quem irá retirar a PPD (original e cópia);
  • Documento de identidade atualizado do condutor (original e cópia);
  • Certidão de casamento, se for o caso (original ou cópia autenticada).

-> Procurador:

A retirada da PPD está condicionada a análise prévia da Autoridade Policial. O representante deverá comparecer à sede do Detran-MG (se a PPD estiver em Belo Horizonte) ou à Ciretran do município, e apresentar:

• Procuração pública lavrada em cartório (original ou cópia autenticada);
  • Documento de identidade original do procurador;
  • Cópia do documento de identidade do condutor.

Gratuito.