Processo de Reciclagem

Processo de Reciclagem - Condutor com CNH suspensa

Informar Dados
Escolher turno e data do exame
Confirmar Marcação de Exame
Emitir comprovante de agendamento
DESCRIÇÃO:

O processo de reciclagem é necessário caso o condutor se enquadre nas situações descritas no Art. 268 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

CURSO DE RECICLAGEM:

O condutor poderá fazer o curso de reciclagem em um Centro de Formação de Condutores (CFC) de sua escolha ou em uma das empresas de Ensino à Distância credenciadas ao Detran-MG. No total deverão ser cumpridas 30 horas/aula.

Após concluir o curso, o condutor deverá agendar o Exame de Reciclagem.

EXAME DE RECICLAGEM:                

No dia da prova é imprescindível a apresentação de documento de identificação original, atualizado e em perfeito estado de conservação. Para ser aprovado no exame, o condutor deverá obter no mínimo 21 pontos.

Condutores residentes em Belo Horizonte e Betim

  1. CLIQUE AQUI para preencher o formulário e emitir o Documento de Arrecadação Estadual (DAE);
     
  2. Efetue o pagamento do DAE em uma das unidades da rede bancária credenciada. Acesse -> Bancos credenciados;
     
  3. Faça o agendamento do exame de reciclagem: preencha o formulário eletrônico abaixo*, escolha turno e data da prova e imprima o comprovante de agendamento. O agendamento também pode ser feito no atendimento presencial na sede do Detran-MG ou na UAI. Para atendimento em Belo Horizonte é necessário fazer o AGENDAMENTO ON-LINE.
    *ATENÇÃO: Após o pagamento do DAE, aguarde no mínimo uma hora antes de fazer o agendamento.
     
  4. Compareça na Sede do Detran-MG em até 24h antes da realização da prova de reciclagem ou agende atendimento na UAI, para fazer a captura de imagem e o cadastro biométrico*. 

*No dia do exame, além da apresentação do documento de identidade, o condutor será identificado por captura de imagem e biometria. Caso o condutor compareça para fazer o exame sem ter feito a captura de imagem e o cadastro biométrico, não poderá fazer a prova de reciclagem e será considerado ausente.

Condutores residentes no interior de Minas 

Os condutores das cidades do interior de Minas Gerais devem agendar o exame de reciclagem na Delegacia de Trânsito (Ciretran) do município ou em um Centro de Formação de Condutores (CFC). Para emitir o Documento de Arrecadação Estadual (DAE), clique aqui

-

  • Cancelar agendamento: Caso o candidato deseje mudar a data da prova, deverá comparecer ao Detran/Ciretran e solicitar o cancelamento em até 48h úteis antes da data da prova.
     
  • Reagendamento: O candidato poderá agendar uma nova data para fazer a prova, 24h após o cancelamento. O reagendamento pode ser feito pelo site.
ORIENTAÇÕES PÓS-EXAME:

O resultado da prova de reciclagem é divulgado no local em que foi realizada, poucos minutos após o término do exame, mas também pode ser consultado online. Para consultar o resultado, acesse -> Resultado do Exame de Reciclagem

  • Condutor aprovado: O condutor aprovado no exame de reciclagem deverá comparecer à unidade de atendimento do Detran-MG a partir de 48h úteis após a data do exame para retirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Mesmo que a CNH esteja vencida, é necessário comparecer ao Detran-MG para desbloqueá-la antes de solicitar a Renovação.
     
  • Condutor reprovado: Se reprovado, o condutor poderá realizar novo exame após cinco dias. A remarcação poderá ser feita a partir de dois dias úteis da reprovação, mediante o pagamento de novo Documento de Arrecadação Estadual (DAE). Caso o condutor seja reprovado na segunda tentativa, deverá fazer novamente o curso de reciclagem.
     
  • Condutor ausente: O condutor que não comparecer para fazer a prova de reciclagem, poderá marcar um novo exame, após o pagamento de nova DAE.
UNIDADES DE ATENDIMENTO:

Para atendimento em alguns municípios é necessário fazer o AGENDAMENTO ON-LINE.

  • Sede do Detran-MG:
    Avenida João Pinheiro, 417, Boa Viagem, Belo Horizonte/MG – CEP 30.130-183.
     
  • Unidades de Atendimento Integrado (UAI):
    Para fazer o agendamento para atendimento na UAI, clique aqui (marcação de prova) ou aqui (cadastro biométrico).
    O endereço da UAI escolhida será exibido durante o agendamento.
     
  • Coordenação de Infrações e Controle do Condutor (CICC) - Retirar CNH
    Rua Bernardo Guimarães, 1468, Lourdes – Belo Horizonte/MG – CEP 30.140-082.
     
  • Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans)
OUTRAS INFORMAÇÕES:
  1. Valor cobrado pelo Centro de Formação de Condutores (CFC) e empresas de Ensino à Distância: Não há regulamentação de preços cobrados pelos parceiros credenciados para prestarem seus serviços, sendo de livre escolha do candidato se dirigir àquele de sua preferência. Antes de iniciar qualquer procedimento, o candidato poderá pesquisar os valores cobrados pelos serviços que são prestados pelas empresas credenciadas para realização do curso.

    Caso se sinta lesado pela cobrança de preços abusivos, procure o Serviço de Proteção ao Consumidor (Procon) para reclamação e instruções de como proceder. O valor de todas as taxas e obrigações legais do Detran-MG podem ser pesquisadas na Delegacia de Trânsito de sua cidade, ou no site do Detran-MG, na descrição do serviço requerido. Em caso de dúvidas, ligue 155.
     
  2. Para saber sobre Processo Administrativo por Pontuação (PAP) e Processo Administrativo por Infração (PAI), acesse -> Serviço de Controle do Condutor
Unidades de Atendimento
Documentos Necessários

Será considerado válido somente documento de identidade conforme a lei 12.037/2009

AGENDAR PROVA DE RECICLAGEM:

  • Documento de identidade atualizado (original) com CPF.

CADASTRAR CAPTURA DE IMAGEM E BIOMETRIA:

  • Documento de identidade atualizado (original) com CPF;
  • comprovante de agendamento do exame de reciclagem.

FAZER PROVA DE RECICLAGEM:

  • Documento de identidade atualizado (original) com CPF;
  • comprovante de agendamento do exame de reciclagem.
Valor

Exame de Reciclagem: R$ 78,88.