Comunicados

Implantação da nova placa de identificação veicular (PIV)


Por Detran-MG
29/01/2020 19:39:14 - Atualizado Há 5 anos

A Polícia Civil comunica aos usuários e parceiros credenciados que: 

ü  O Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG) está adotando todas as providências necessárias para a implantação das Placas de Identificação Veicular (PIV) no modelo estabelecido pela  Resolução nº 780 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

ü  O credenciamento e cadastramento de estampadoras e fabricantes de placas veiculares começou nesta quarta-feira (29), com a publicação da Portaria nº 49/2020.

ü  O Detran-MG analisará os requerimentos de cadastramento ou credenciamento das Estampadoras, encaminhados por meio do sistema de credenciamento de empresas, no prazo máximo de 30 dias, prorrogáveis por mais 30 dias.

ü  Durante esse período, os veículos serão emplacados com a placa do sistema atual com três letras e quatro números.

ü  Após a análise e aprovação dos requerimentos e vistorias, a lista de empresas credenciadas será publicada no Diário Oficial do Estado e poderá ser consultada neste site.

ü  A data de início do emplacamento com o novo modelo, com quatro letras e três números, será amplamente divulgada, nos próximos dias, por meio do portal do Detran-MG, redes sociais e veículos de comunicação.

ü  Vale ressaltar que os veículos com a antiga placa podem continuar a circular, sem a necessidade de migrar para a nova placa, exceto nos casos nos casos de transferência de Unidade Federativa ou município, mudança de categoria, perda, furto, roubo, rompimento de lacre e qualquer dano à placa cinza.

ü  A adoção do novo modelo será obrigatória para os casos de primeiro emplacamento

ü  Pessoas que desejam trocar voluntariamente também podem aderir à nova PIV.

ü  Todas as publicações relativas à nova PIV podem ser acompanhadas neste site.

 

Atenção ECV'S

Conforme a Comunicação CET/DGCV nº 05/2024, as Empresas Credenciadas de Vistoria (ECV's) devem realizar a atualização de seus dados cadastrais de e-mail e telefone, no Sistema de Credenciamento de Empresas (SCE), até o dia 2 de maio de 2024.