Comunicados

Nota - Simuladores de direção


Por Detran-MG
06/01/2016 21:11:03 - Atualizado Há 9 anos

A fim de evitar interpretação errônea sobre o texto da Resolução nº 571, o Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran/MG) enviou, na semana passada, oficio consultando o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) sobre o simulador de direção para a aquisição da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria “B”. O Departamento de Trânsito aguardava resposta para esclarecer aos cidadãos sobre a exigibilidade do equipamento.

Com base na deliberação nº 146, expedida pelo Contran nesta terça-feira (05), o Detran/MG informa que a exigência dos simuladores de direção está em vigor desde o dia 1º de janeiro, deste ano.

Com a confirmação da exigência pelo órgão normativo, o Detran/MG passa a fazer o levantamento dos Centro de Formação de Condutores (CFC) que já possuem os simuladores de direção, os que ainda aguardam a entrega do equipamento e os que optaram, com base na Portaria nº 1377, publicada pelo departamento em novembro de 2015, pelo compartilhamento ou a utilização do simulador itinerante.

Salientamos que desde a edição da Portaria o Detran/MG já estava preparado para registrar, por meio de biometria, as aulas no equipamento e que este Departamento está em constante contato com os CFCs e seu sindicato para sanar quaisquer dúvidas e buscar soluções para as demandas de nossos parceiros.  

Importante ainda registrar que o impasse em relação aos simuladores de direção não é ocorrência exclusiva do Estado de Minas Gerais.

 

Assessoria de Comunicação Social
Departamento de Trânsito de Minas Gerais

Atenção ECV'S

Conforme a Comunicação CET/DGCV nº 05/2024, as Empresas Credenciadas de Vistoria (ECV's) devem realizar a atualização de seus dados cadastrais de e-mail e telefone, no Sistema de Credenciamento de Empresas (SCE), até o dia 2 de maio de 2024.