Ação de conscientização do Maio Amarelo mobiliza transeuntes na Praça da Savassi

16/05/2022 16:45:00 - Atualizado Há 2 anos

O trabalho faz parte da Operação Integrada Maio Amarelo, das forças de segurança, que objetiva chamar a atenção da população sobre os impactos dos acidentes de trânsito

Quem passou pela Praça da Savassi, na capital mineira, na manhã desta segunda-feira, 16/05, se deparou com diversas ações promovidas pelas forças de segurança, que alertaram os transeuntes sobre a importância do Maio Amarelo. A ação contou com simulação de resgate do Corpo de Bombeiros Militar, exposição de veículos batidos (carro e moto), banda da Guarda Municipal, dicas de segurança do Detran e a Transitolândia da Polícia Militar. Além disso, na base móvel do Batalhão de Polícia Militar Rodoviária houve transmissão de vídeos educativos e demonstração de equipamentos utilizados em operações de blitz, como bafômetros, redutores de velocidade e balizadores.

A intervenção faz parte da agenda de ações Operação Integrada Maio Amarelo, realizada pelas forças de segurança e coordenada pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), que objetiva alertar sobre os impactos dos acidentes de trânsito e estimular uma mudança de postura tanto do motorista e motociclista, quanto do pedestre. Este ano a campanha traz o tema “Juntos salvamos vidas”, que mostra que todos têm sua responsabilidade e devem atuar por esse propósito comum.

Bernardo Naves, superintendente de Integração e Planejamento Operacional da Sejusp, conta que esta é mais uma ação realizada dentro da programação do Maio Amarelo, com a participação das diversas forças de segurança do estado e que ações preventivas, educativas e repressivas continuam ao longo do mês. “Buscamos sensibilizar a população em relação aos cuidados no trânsito, seja como pedestre ou motorista”, observa.

O delegado Eurico da Cunha Neto, diretor do Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG), destaca a pertinência das ações educativas, como a desta segunda-feira, na praça. “A PCMG considera primordial a união das forças de segurança, em períodos como o Maio Amarelo, na busca pela sensibilização dos cidadãos sobre a necessidade de adotar atitudes prudentes e obedecer às regras de trânsito para preservar vidas”, afirma.

“Vítima no trânsito não é só quem morre, quem fica também é vítima. Muitas pessoas já perderam um ente querido em algum acidente. Estamos aqui para mostrar à sociedade a importância dessa responsabilidade no trânsito”, lembra o Tenente André Muniz, chefe da Assessoria de Comunicação Organizacional do batalhão de Polícia Militar Rodoviária (BPMRv).

Para chamar a atenção da população, o Corpo de Bombeiros também fez uma simulação de resgate de uma vítima presa às ferragens do carro. “Nosso objetivo é fazer com que as pessoas reflitam mais sobre a prevenção e, principalmente, sobre os resultados da combinação álcool e direção”, destacou o 2º Tem. Ivan Bento Vieira, do 1º Batalhão de Bombeiros Militar de BH.

Fonte: Ascom Sejusp