Detran-MG realiza gestão financeira que resulta em melhorias para unidades da PCMG

07/12/2021 18:33:00 - Atualizado Há 3 anos

A gestão financeira e levantamento de recursos realizada pelo Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG) resultou na compra e remanejamento de mobiliários e equipamentos de informática destinados às Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans), Plantão Digital e  Instituto de criminalística da Polícia Civil de Minas Gerias (PCMG). Ao todo, mais de R$ 1,4  milhão foi investido.

De acordo com o delegado Márcio Savino, coordenador de Apoio Administrativo, as aquisições foram possíveis depois de acurada análise das demandas que foram levantadas junto aos chefes de Departamento. “Foi utilizado recurso da Fonte 74 oriundo da Seguradora Líder, bem como alguns materiais foram remanejados do fim do contrato com a empresa Interprint  e entregues ao Detran-MG”, explica.

Um dos destaques entre as aquisições é a compra de 392 pads de assinatura, no valor de mais de R$ 400 mil, para implementação do Procedimento de Polícia Judiciária Eletrônico (PPJe). Os equipamentos representam um avanço tecnológico para a PCMG, conferindo agilidade, economia de recursos e eliminando o uso de papel na tramitação de inquéritos.

O delegado Eurico da Cunha Neto, diretor do Detran-MG, afirma que diante do levantamento realizado, e atendendo as necessidades tanto do Detran quanto da Polícia Civil do Estado de Minas Gerais,  o interesse público foi priorizado. “A transparência e planejamento na aplicação dos recursos é fundamental para a sociedade. Nosso intuito é promover melhoras no atendimento à população e, ao mesmo tempo, dar uma estrutura adequada para o dia a dia dos servidores”, enfatizou.

O chefe da PCMG, o delegado Joaquim Francisco Neto e Silva, enalteceu a destinação dos materiais:"Por meio das compras e remanejamentos também será possível atender toda demanda de computadores nas Ciretrans do estado, além de disponibilizar mobiliários, ventiladores e bebedouros para melhorar o atendimento ao público. Também foram adquiridos oito etilômetros que serão enviados para Departamentos da PCMG, no interior do estado. Cerca de 40 computadores completos serão integrados  ao Plantão Digital e câmeras  com flashs serão encaminhados para o Instituto de Criminalística".

Em continuidade às ações de gestão financeira, o Detran-MG, por meio da Coordenação de Apoio Administrativo (CAA), está trabalhando em processos de compra de outros equipamentos e mobiliários, que serão distribuídos, em breve,  entre as unidades do órgão de trânsito, na capital e interior do estado.

Confira abaixo todos os materiais e equipamentos adquiridos e remanejados:

• Computadores completos, com monitor, teclado mouse: 366 itens para Ciretrans e 40 para PCMG, totalizando mais de R$ 600 mil;
  • 57 bebedouros para Ciretrans, totalizando mais de R$ 80 mil;
  • 399 câmeras fotográficas e 424 flashs, totalizando mais de R$ 180 mil;
  •  392 pads de assinatura para o projeto PPJe (Procedimento de Polícia Judiciária Eletrônico), totalizando mais de R$ 400 mil;
  • 8 etilômetros, totalizando mais de R$ 63 mil;
  • 90 longarinas, totalizando mais de R$ 125 mil;
  • Dezenas de cadeiras, mobiliário já foram disponibilizados com estes recursos.