Notícias

Homenagem: Dia Mundial em Memória às Vítimas do Trânsito


Por Detran-MG
19/11/2021 17:42:00 - Atualizado Há 3 anos

A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), por meio do Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG), realizou diversas ações  nesta sexta-feira(19/11), visando homenagear os falecidos, lesionados, familiares, amigos, equipes de emergência, policiais, enfermeiros e médicos que lidam, diariamente, com as consequências traumáticas em decorrência dessas fatalidades no trânsito. 

Os números alarmantes de mortes em consequência da violência no trânsito motivaram a ONU (Organização das Nações Unidas), em 2005, a estabelecer todo o terceiro domingo do mês de novembro, como o Dia Mundial em Memória às Vítimas do Trânsito, data em que são  homenageadas as pessoas que morreram em virtude de acidentes no  trânsito, além de suas famílias, e todos aqueles que de alguma forma tiveram suas vidas afetadas por essas tragédias.

Dentre as ações, foi celebrado pela manhã  um culto ecumênico em homenagem às vítimas do trânsito, no auditório do Detran-MG, localizado na avenida João Pinheiro,417 – bairro Boa Viagem, na capital. O culto foi celebrado pelo capelão da PCMG padre Marcio Nicolau da Silva, com participação da vice-diretora do departamento de trânsito, a delegada Andrea Mendes de Souza Abood e a coordenadora de educação de trânsito do Detran-MG,  Josie Germino dos Santos de Assunção. Durante a celebração  mais um momento de sabedoria e cântico aconteceu com investigador de polícia, Samuel Queles.

Essa homenagem demonstra que por trás de cada um dos milhares de números frios das estatísticas de mortos e dos feridos do trânsito brasileiro há um rosto e uma história de vida interrompida, além familiares e amigos que não aparecem nas estatísticas, mas, sofrem as consequências da violência no trânsito e com a perda do ente querido.

Divulgação PCMG


 

Homenagem e educação com as crianças

A outra homenagem especial, foi realizada à tarde com as crianças da escola Estadual Afonso Pena, localizada na avenida João Pinheiro, em frente a sede do Detran-MG, no bairro Boa Viagem. Os estudantes participaram de apresentações interativas direcionadas à educação de trânsito. A Polícia Civil disponibilizou uma equipe do Detran-MG, que compareceu a escola para ensinar às crianças, de forma lúdica, as regras de trânsito, bem como realizar a orientação sobre a prevenção de acidentes. O dia mundial em memória as vítimas do trânsito foi reforçado com as crianças, para se preocuparem com o trânsito e se tornarem futuros condutores conscientes.

O diretor da escola Estadual Afonso Pena, Orlando Almeida, juntamente, com os demais professores colaboraram para que as atividades se tornassem sadias e construtivas. O Instituto Fernando Sabino, em nome do seu diretor Bernardo Sabino, distribuíram livros lúdicos e de importante contribuição cultural para a formação das crianças.

Divulgação PCMG

 

-
Acompanhe o facebook e o instagram da CET! 
Assessoria de Comunicação – Seplag-MG

Atenção ECV'S

Conforme a Comunicação CET/DGCV nº 05/2024, as Empresas Credenciadas de Vistoria (ECV's) devem realizar a atualização de seus dados cadastrais de e-mail e telefone, no Sistema de Credenciamento de Empresas (SCE), até o dia 2 de maio de 2024.