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Gestão financeira realizada pelo Detran-MG gera economia de mais de R$ 9 Milhões


Por Detran-MG
26/10/2022 09:06:25 - Atualizado Há 2 anos

Nos últimos anos, o Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG) está promovendo mudanças nos processos de gestão financeira. Algumas das medidas adotadas foram: a revisão de contratos com fornecedores, extinção de contratos dispensáveis e negociação em renovação de contratos realizadas pela Coordenação de Apoio Administrativo (CAA). A economia resultante dessas medidas de contenção de despesas, entre abril de 2021 e agosto de 2022, foi de R$ 9.089.627,36.

Com a transferência da sede do Detran-MG para a Cidade Administrativa de Minas Gerais (CAMG) e a migração dos atendimentos para as Unidades de Atendimento Integrado (UAIs), ocorreu a rescisão do contrato de locação de terminais de autoatendimento para fornecimento de totens distribuídos para emissão de taxas e solicitação de serviços. Desta forma, também ocorreu redução no serviço de fornecimento de sistema de gestão de atendimento e distribuição de senhas, com a desinstalação dos equipamentos de atendimento da antiga sede, na Av. João Pinheiro, na capital, sendo mantido apenas nas unidades DRV e Jari, houve uma redução considerável do valor do contrato.  Além disso, a mudança para a sede administrativa do estado desonerou o departamento do contrato para fornecimento de energia elétrica da antiga sede, que deixou de ser custeado pelo órgão desde junho.

Em virtude da modernização e digitalização dos serviços do Detran-MG, diversos documentos que eram emitidos em papel e necessitavam de chancelas foram substituídos pela versão digital. Essa medida trouxe redução na demanda de serviço de manutenção de chancelas automáticas e substituição de clichês. Antes eram utilizadas 13 máquinas de chancela, com uma nova licitação houver redução para três equipamentos, que suprem a demanda atual. Ainda, por meio de um estudo técnico verificou-se que a terceirização dos serviços gráficos é mais vantajosa para o Detran-MG em relação ao custo de aquisição de materiais e insumos para a gráfica própria, além de dispensar eventuais manutenção no maquinário próprio.

O Detran-MG também reavaliou o contrato para a prestação dos serviços de microfilmagem, digitalização e guarda de documentos. A análise resultou na manutenção do serviço de digitalização, dispensando o serviço de microfilmagem, mas preservando o armazenamento dos microfilmes existentes, o que promoveu economia ao órgão sem prejuízo da segurança das informações.

Divulgação PCMG

Delegado Eurico da Cunha Neto, diretor do Detran-MG, acompanhado do delegado Márcio Roberto Savino Lopes, coordenador de Apoio Administrativo.

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Assessoria de Comunicação – Seplag-MG

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