Governo de Minas disponibiliza novos serviços do Detran-MG nos terminais de autoatendimento e no MG App

13/05/2022 17:25:00 - Atualizado Há 2 anos

O cidadão poderá emitir a Certidão Negativa de Propriedade de Veículos e alterar endereço de modo on-line

O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG) e do Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG), apoiado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), disponibilizou novos serviços de atendimento ao cidadão do Detran-MG nos canais eletrônicos de atendimento do Estado. Agora, o cidadão poderá fazer alteração de endereço dentro do mesmo município por meio do MG App e dos terminais de autoatendimento, além de retirar a Certidão Negativa de Propriedade de Veículos por meio dos terminais de autoatendimento

Com a disponibilização no MG App do serviço de alteração de endereço no mesmo município, o condutor poderá fazer a solicitação sem comparecer presencialmente às Unidades de Atendimento Integrado (UAIs) ou às centrais de atendimento do Detran-MG. O sistema permitirá a alteração de forma digital, em um formulário eletrônico.

Quanto à Certidão Negativa de Propriedade de Veículo Automotor - que comprova a inexistência de veículo registrado em Minas Gerais em nome de uma determinada pessoa física -, o cidadão poderá emitir o documento em terminais de autoatendimento, em papel termossensível, possuindo a mesma validade do documento emitido no site do Detran-MG (www.detran.mg.gov.br). A validação da certidão também poderá ser realizada nestes canais, no campo "Número de Autenticação".

"O trabalho que estamos fazendo é para melhorar o atendimento ao cidadão, disponibilizando cada vez mais serviços digitais. Isso traz mais comodidade e facilidade para a população", ressalta o diretor Central de Atendimento Eletrônico da Seplag-MG, Damião Rocha.

O diretor do Detran-MG, delegado Eurico da Cunha Neto, afirma que o objetivo é contar com a estrutura e a qualidade da equipe das UAIs para aprimorar o atendimento à população. "A ampliação da oferta de serviços nas UAIs para condutores e proprietários de veículos busca proporcionar um melhor atendimento ao usuário, com mais comodidade, eficiência e agilidade", diz.

Terminais de autoatendimento

Os terminais de autoatendimento são semelhantes aos caixas eletrônicos e realizam de maneira informatizada os serviços prestados nas Unidades de Atendimento Integrado (UAIs) no Estado. Por meio do sistema, é possível solicitar 1ª e 2ª via de Carteira de Identidade, emissão de antecedentes criminais, segunda via de contas da Copasa, entre outros.

Os terminais estão disponíveis nas 32 UAIs do Estado e em outros pontos como a rodoviária de Belo Horizonte, as cidades de Araxá, Cássia, Conceição das Alagoas, Itajubá e Três Corações.
Todos os serviços disponíveis nos terminais também podem ser acessados pela internet, nos canais oficiais do Governo de Minas – Portal MG e aplicativo MG App Cidadão.

Fonte: Seplag