Juntos salvamos vidas: forças de segurança de Minas lançam Operação Integrada Maio Amarelo

03/05/2022 16:00:00 - Atualizado Há 2 anos

As forças de segurança pública do estado e demais instituições lançaram na manhã desta terça-feira (3/5) a Operação Integrada Maio Amarelo, que este ano traz o tema “Juntos salvamos vidas”. O briefing da operação foi realizado na Cidade Administrativa, na capital mineira, e reuniu integrantes das forças de segurança para a saída simbólica das viaturas e demais estruturas, como a carreta do Centro Integrado de Comando e Controle. Ao longo do mês as corporações e instituições mineiras realizarão diversas ações em todo o estado para alertar a população sobre os impactos dos acidentes de trânsito, instruindo-a sobre a forma de evitá-los.

Integram os trabalhos conjuntos, coordenados pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Empresa de Transporte e Trânsito de Belo Horizonte (BHTrans), Guarda Municipal, Departamento de Estradas e Rodagem (DER) e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).

Operação Integrada Maio Amarelo

Os profissionais marcarão presença em bares, restaurantes, escolas, praças, ruas e rodovias, com diversos trabalhos de conscientização; prestarão orientações junto à motociclistas, com distribuição de antenas, para que esses possam evitar acidentes com cerol; fortalecerão as operações repressivas – haverá blitz integrada da Lei Seca semanalmente; e promoverão caminhadas com a mobilização de doação de sangue para o Hemominas, focando no atendimento das vítimas de trânsito, por exemplo.

O secretário da Sejusp, Rogério Greco, afirma que as forças de segurança estão unidas para salvar vidas. “A conscientização junto à população sobre os cuidados no trânsito é primordial. Nosso principal objetivo não é punir; mas sim evitar que a população corra riscos por conta de descuido ou imprudência. Todos precisam fazer a sua parte. Esta é uma campanha mundial e Minas está à frente, integrando todas as forças de segurança e órgãos relativos ao trânsito, para que possamos reduzir o número de acidentes e salvar vidas”.

“Se uma pessoa deixar de ser vítima de acidente, já fez sentido o nosso trabalho. Esta é uma campanha internacional que visa conscientizar tanto as instituições quanto a população com relação a sua atuação no trânsito. O nosso objetivo é salvar vidas”, disse o comandante-geral da Polícia Militar, Cel Rodrigo Souza Rodrigues, presente no lançamento.

A porta-voz da PMMG, major Layla Brunnela, concorda. Ela conta que a instituição realiza operações preventivas, constantemente, visando chamar a atenção dos motoristas, ciclistas e pedestres sobre a importância de respeitarem as leis de trânsito. “Em relação à Campanha Maio Amarelo, as ações que serão realizadas de forma integrada pelos órgãos de segurança reforçarão as estratégias utilizadas pelas instituições para sensibilização dos cidadãos para um comportamento mais seguro e responsável no trânsito, o que possibilitará a diminuição dos acidentes e, consequentemente, preservará vidas", destacou.

Diante de crimes relativos a condutores de veículos, a população conta com os trabalhos de investigação da PCMG, que atua na elucidação dos casos, além da educação de trânsito. “Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), estima-se que 90% dos acidentes são causados por falha humana, ou seja, podem ser evitados com mudanças de atitudes. São muitas vidas perdidas, pessoas com sequelas e famílias impactadas pelo desrespeito à legislação de trânsito e pela falta de atenção" observou o chefe da Polícia Civil de Minas Gerais, delegado-geral Joaquim Francisco Neto e Silva.

Divulgação Sejusp / PCMG

Na prestação de socorro às vítimas, em 2021 o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais atendeu cerca de 25 mil ocorrências relacionadas à acidentes de trânsito em todo o estado. Número que se torna ainda mais alarmante quando analisado no âmbito nacional e que carece de atenção e de ações contundentes por parte das entidades envolvidas. “A campanha Maio Amarelo tem se mostrado eficaz neste contexto de conscientizar e fomentar a cultura da prevenção de acidentes de trânsito há quase uma década. É preciso incutir nos condutores o senso de responsabilidade e de valorização à vida e lembrar que as estatísticas não são apenas números, mas denunciam sonhos que foram interrompidos e ausências que sempre causarão dor” lembra o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, Coronel Edgar Estevo.

Movimento

O Maio Amarelo, movimento que ganhou forma no Brasil a partir de 2014, é uma parceria entre órgãos e entidades do Sistema Nacional de Trânsito, órgãos públicos, empresas privadas e sociedade civil. O mês se tornou referência mundial para as ações que objetivam reduzir o número de vítimas no trânsito quando, em maio de 2011, a Organização das Nações Unidas (ONU) decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito. Na ocasião, governos de todo o mundo se comprometem a adotar medidas para prevenir os acidentes no trânsito.

O amarelo foi escolhido porque a cor simboliza atenção e também a sinalização de advertência no trânsito. O Maio Amarelo também objetiva chamar a atenção de motoristas, passageiros, pedestres e ciclistas sobre os impactos sociais, emocionais e econômicos resultados dos acidentes de trânsito, para assim mudar atitudes.

Para dicas e orientações, ao longo de todo o mês, as instituições e forças de segurança disponibilizarão em suas redes sociais peças gráficas com conteúdos relativos ao trânsito.

Divulgação Sejusp / PCMG

Fonte: Ascom Sejusp