Notícias

PCMG apresenta inovações tecnológicas no 75º Encontro Nacional da AND


Por Detran-MG
03/03/2023 16:30:00 - Atualizado Há 1 ano

O Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG), representando a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), participou no período de 1 a 3 de março, em Brasília, da 75ª edição do Encontro Nacional dos Detrans (AND). O evento contou com a participação dos Departamentos Estaduais de Trânsito (Detran’s) de todo o país e teve como um dos principais objetivos, realizar a eleição dos novos dirigentes da presidência, que elegeu o delegado-geral, Eurico da Cunha Neto, diretor do Detran-MG, como vice-presidente da Associação Nacional; a posse da nova diretoria, assinatura de importante Termo de parceria com a Associação Brasileira de Medicina do Tráfego (Abramet) e abertura oficial do Encontro, realizado no primeiro dia, além de discutir temas relevantes para serviços de veículos e habilitação.

Divulgação PCMG
Divulgação PCMG

 

O Detran-MG foi representado por sua vice-diretora, a delegada Andrea Mendes de Souza Abood, que integra a Câmara de Assuntos Veiculares, Ambientais e Transporte Rodoviário (CTVAT) do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e pela delegada Maria Alice Faria, chefe da Divisão de Habilitação (DH) do Detran-MG. Na oportunidade, Abood reiterou a importância dos eventos realizados pela AND que, “a cada encontro nacional discutimos as mudanças mais recentes no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), alinhamos a comunicação entre os Detrans e traçamos perspectivas que visem a implementação de novas tecnologias atendendo às evoluções e perspectivas do mercado; os sistemas inovadores no setor de habilitação e as tecnologias que possam trazer mais facilidade para o cidadão, principalmente na interface dos nossos sistemas”, aponta Abood.

A delegada Maria Alice Faria, chefe da Divisão de Habilitação (DH) do Detran-MG, apresentou a todos o novo sistema de provas para candidatos com deficiência auditiva, implementado pelo Detran-MG e disponível em todas as regiões do estado: a prova eletrônica de legislação de trânsito na Língua Brasileira de Sinais (Libras). Essa inovação na modalidade de prova é composta de questões do banco de provas teóricas, elaboradas pelo Departamento de Trânsito de Minas. O sistema seleciona as questões aleatoriamente, e a tradução do texto é feita por meio eletrônico para a Língua de Sinais. A chefe da DH, explica que “este sistema eletrônico de provas vem para ampliar a acessibilidade e autonomia para esses candidatos na hora do exame de legislação”. Informou ainda, que as etapas do processo de obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) são as mesmas para todos os cidadãos: exames médico e psicotécnico; curso e prova de legislação; curso de prática veicular e o exame de direção.

Divulgação PCMG
Divulgação PCMG

 

-
Acompanhe o facebook e o instagram da CET! 
Assessoria de Comunicação – Seplag-MG