Notícias

PCMG implementa prova de legislação de trânsito traduzida em Língua Brasileira de Sinais


Por Detran-MG
04/10/2022 15:45:00 - Atualizado Há 2 anos

No mês da visibilidade da comunidade surda, a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) implementa a prova eletrônica de legislação de trânsito na Língua Brasileira de Sinais (Libras). O novo sistema é composto de questões do banco de provas elaboradas pelo Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG). O sistema seleciona as questões aleatoriamente, e a tradução do texto é feita por meio eletrônico para a Língua de Sinais.

Antes, o exame de legislação aplicado para candidatos com deficiência auditiva era realizado apenas na capital, por meio de uma prova escrita, com a mediação de um interprete de Libras para auxiliar na compreensão das perguntas. Agora, a prova estará disponível em todas as regiões do estado.

O diretor do Detran-MG, delegado Eurico da Cunha Neto, destaca que é essencial promover a acessibilidade às pessoas surdas, considerando que a Libras é a segunda língua oficial do país.  “O Código de Trânsito Brasileiro assegura a acessibilidade de comunicação em todas as etapas do processo de habilitação”, afirma.

A coordenadora da Divisão de Habilitação do Detran-MG, delegada Maria Alice Faria, explica que as etapas do processo de obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) são as mesmas para todos os cidadãos: exames médico e psicotécnico; curso e prova de legislação; curso de prática veicular e o exame de direção. “Muitas vezes os candidatos surdos têm dificuldade com a língua portuguesa, o que pode ser um desafio em cada uma dessas etapas. O sistema eletrônico de provas vem para ampliar a acessibilidade e autonomia para esses candidatos na hora do exame de legislação”, aponta.

O agendamento da prova de legislação em Libras é feito por meio do Centro de Formação de Condutores (CFC) onde o candidato realizou o curso teórico. A prova contém 30 questões e, para ser aprovado, a pontuação do candidato deve ser igual ou superior a 21 pontos. No modelo eletrônico da prova, o candidato terá o resultado imediatamente após a conclusão do teste.

Setembro azul

Setembro é o mês da visibilidade da comunidade surda no Brasil, conhecido como Setembro Azul, o período visa à conscientização sobre a acessibilidade e a comemoração das conquistas obtidas pela comunidade surda ao longo dos anos. 

 

Divulgação PCMG

 

-
Acompanhe o facebook e o instagram da CET! 
Assessoria de Comunicação – Seplag-MG

Pagamento IPVA 2024

ATENÇÃO! O Licenciamento vence até o dia 01/04