PCMG participa do I Encontro Regional de Gestão Municipal do Trânsito e Segurança Viária, em Contagem

20/10/2022 17:17:00 - Atualizado Há 2 anos

A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), por meio do Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG), participou, nos dias 19 e 20 de outubro, do I Encontro Regional de Gestão Municipal do Trânsito e Segurança Viária - Etapa Sudeste, em Contagem, Região Metropolitana de Belo Horizonte.

O encontro teve como objetivo promover políticas públicas de segurança viária, apresentar as ferramentas de gestão integradas aos princípios do Visão Zero e às ações do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (PNATRANS), com gestão do desenvolvimento da mobilidade urbana nos municípios.

O Detran-MG juntamente ao Conselho Estadual de Trânsito (Cetran-MG) participou do painel sobre integração dos municípios ao Sistema Nacional de Trânsito (SNT).

A municipalização do trânsito está prevista no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), cabendo aos municípios a fiscalização, autuando e aplicando as medidas administrativas cabíveis, operando também no planejamento da engenharia e educação de trânsito, em consonância com a realidade de cada cidade e de acordo com as diretrizes estabelecidas pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

O diretor do Detran-MG, delegado Eurico da Cunha Neto, afirmou que o órgão executivo de trânsito mineiro está empenhado em fomentar a segurança viária, por meio da educação para o trânsito e fornecer suporte para os municípios que pretendem a integração ao SNT. " Com uma gestão planejada da mobilidade urbana, por meio da educação para  o trânsito e aplicando as ações do Pnatrans, vamos fortalecer o Sistema Nacional de Trânsito e alcançar a segurança viária", pontuou.

Durante o painel, a delegada Andrea Abood, vice-diretora do Detran-MG, disse que "é essencial fazer uma sensibilização dos gestores municipais com a participação de todos. Sabemos da importância dessa integração, por isso  trabalhamos sempre,  pensando na segurança viária e na fluidez do trânsito,  para que a gente não tenha essa realidade tão trágica com tantas mortes e lesões no trânsito".

A assessora da presidência do Conselho Estadual de Trânsito (Cetran-MG), Juliana Dayrell Pereira; Cleysson Leonardo Moreira Rodrigues, assessor jurídico do Detran-MG; e Flávia Morato Teixeira, assessora da Centro de Processamento de Despesas (CPD) do Detran-MG, participaram do painel explicando aos presentes as medidas necessárias para a integração dos municípios ao SNT.

A coordenadora de Educação de Trânsito do Detran-MG, delegada Jacqueline de Oliveira Ferraz e sua equipe, a escrivã Nancy de  Oliveira Ferraz e a técnico assistente de Polícia Josie Germino, contribuíram com seus conhecimentos nas orientações por um trânsito mais seguro. Concluindo a participação da PCMG no evento, o delegado Rodrigo Fagundes, que atua na Divisão Especializada em Prevenção e Investigação de Crimes de Trânsit (DEPICT), ministrou palestra sobre o papel da fiscalização na redução de mortes e lesões no trânsito.

O Encontro Regional foi promovido pelo o Ministério da Infraestrutura, representado pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), o Ministério do Desenvolvimento Regional, o Ministério da Saúde e a Polícia Rodoviária Federal (PRF), com apoio do Serviço Social do Transporte (Sest), do Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat) e da Confederação Nacional dos Transportes (CNT).