Notícias

PCMG realiza ações educativas de trânsito em diversas regiões de Minas


Por Detran-MG
25/09/2021 00:00:00 - Atualizado Há 3 anos

A Semana Nacional do Trânsito foi marcada por ações educativas da Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) em todas as regiões do estado. A meta é diminuir os índices de mortalidade e acidentes nas vias, além de despertar em condutores, passageiros, pedestres e ciclistas comportamentos que contribuam para um trânsito mais harmonioso e seguro.  Neste ano, a programação teve como tema "No trânsito, sua responsabilidade salva vidas", definido pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

Belo Horizonte, Mateus Leme, Espera Feliz, Montes Claros, Alfenas, Governador Valadares, Santana do Paraíso, Caratinga, Taiobeiras, Conselheiro Lafaiete, Timóteo, Sete Lagoas, Curvelo, Barbacena e São João del-Rei tiveram trabalhos de prevenção e orientação.

O delegado-geral Eurico da Cunha Neto, diretor do Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG), destaca a importância de uma semana dedicada à orientação sobre os cuidados para a segurança no trânsito a partir do comprometimento de cada um. “A PCMG, durante todo o ano, mas em especial em períodos como esse, busca sensibilizar o cidadão sobre a necessidade de sempre adotar atitudes prudentes e obedecer às regras de trânsito para preservar vidas”, afirma.

Nas diversas regiões do estado, as atividades foram promovidas por órgãos e entidades parceiras, em âmbito estadual e municipal, além de representantes da sociedade civil e empresas privadas.

Belo Horizonte e Mateus Leme                  

O Detran-MG realizou diversas ações presenciais e em ambiente virtual, entre os dias 18 e 25 de setembro, que contemplaram crianças, adolescentes e adultos. Durante toda a semana, postagens nas redes sociais do departamento comemoraram esse período de conscientização para um trânsito mais responsável e seguro.

O ponto de partida das atividades presenciais aconteceu, na segunda-feira (20/9), em uma blitz educativa integrada, na Praça JK, bairro Sion, região Centro-Sul de Belo Horizonte. Além da distribuição de brindes e material educativo, o evento contou com a participação da banda do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG).

Mais de 550 estudantes, em Mateus Leme e na capital, nos dias 21 e 23, participaram de uma programação especial idealizada pela equipe da Coordenação de Educação de Trânsito (CET) do Detran-MG. Durante as ações, os alunos assistiram à apresentação do teatro de fantoches e aproveitaram os jogos educativos voltados para conscientização no trânsito. Houve, ainda, uma simulação do teste de direção com os pequenos ciclistas. Ao final, as crianças receberam, de forma simbólica, uma Carteira de Habilitação.

Para fechar as atividades presenciais, uma blitz educativa foi realizada, na sexta-feira (24/9), próximo à Lagoa da Pampulha, cartão postal da capital, onde centenas de pedestres e motoristas foram abordados.

Vídeo da campanha O tempo não para! No trânsito, alguns segundos podem salvar vidas:
Divulgação PCMG

Divulgação PCMG
 

Espera Feliz

No sábado (18/9), a Delegacia de Polícia Civil em Espera Feliz,  na Zona da Mata, participou de uma ação integrada no Posto da Polícia Militar Rodoviária, na divisa do município com a cidade de Dores do Rio Preto, no Espírito Santo. Mais de 120 condutores foram abordados e receberam orientações. A PCMG foi representada pela delegada Paula Franco Gonçalves.
 

Divulgação PCMG
 


 

Montes Claros

Na segunda-feira (20/9), em Montes Claros, na região Norte do estado, sob a coordenação do chefe do 11º Departamento, delegado-geral Jurandir Rodrigues, aconteceu uma blitz educativa na Avenida José Corrêa Machado. Na oportunidade, houve entrega de panfletos com orientações para conscientizar pedestres, passageiros e condutores de veículos, incluindo os ciclistas.
 

Divulgação PCMG

Alfenas

A Delegacia Regional em Alfenas participou, na segunda-feira (20/9), de uma atividade organizada pelas polícias Civil e Militar, em parceria com a Secretaria Municipal de Defesa Social, com o objetivo de sensibilizar e educar a população sobre os perigos da não observância das leis de trânsito. Para a ação, a PCMG disponibilizou duas carcaças de veículos envolvidos em acidentes, que ficaram expostas na praça central da cidade, onde ocorreram blitze educativas, distribuição de panfletos e orientação à comunidade aos moradores.

 

Divulgação PCMG
 

Governador Valadares

Na segunda-feira (20/9), em Governador Valadares, na região do Rio Doce, a PCMG participou da abertura oficial da Semana Nacional de Trânsito. Durante o período, foram realizadas blitze educativas e palestras, além de trabalho de educação para o trânsito com a presença da “Transitolândia Móvel”, que tem como público-alvo alunos do 1º ao 5º ano, de 6 a 11 anos de idade, devendo participar cerca de 170 crianças.

Estiveram presentes na abertura do evento o chefe do 8º Departamento, delegado-geral Vinícius Sampaio da Costa, o delegado regional Endgel Rebouças, o delegado de Trânsito, Marcos de Alencar Miranda, o inspetor Robson Mourão, além de servidores lotados na Delegacia de Trânsito da cidade.

Divulgação PCMG
 

Santana do Paraíso

Na terça-feira (21/9), em Santana do Paraíso, região do Rio Doce, aconteceu um evento na praça principal da cidade, com o objetivo de conscientizar a população da importância do uso correto do cinto de segurança e da direção defensiva.

Durante a ação, houve a exposição de um simulador de capotamento, óculos simuladores de efeito de drogas, álcool e estresse, um simulador de colisão frontal e diversos veículos envolvidos em acidentes de trânsito, inclusive uma bicicleta toda retorcida. Na oportunidade, foram distribuídos panfletos informativos e algodão-doce para as crianças. O público ainda pôde experimentar de forma segura algum dos simuladores, com apoio de uma empresa especializada.

Divulgação PCMG

Taiobeiras

Na manhã de quarta-feira (22/9), em Taiobeiras, na região do Norte do estado, a  PCMG participou de uma blitz educativa, com abordagem de veículos e distribuição de panfletos. Houve também a aferição de pressão e a realização de teste de Covid-19. Na ocasião, o delegado regional Gildeilson Almeida Contao ressaltou a importância de mobilizar a população a respeito das regras de trânsito, visando evitar acidentes e mortes.

Divulgação PCMG
 

Coronel Fabriciano

A 8ª e 9ª Delegacias de Polícia Civil de Coronel Fabriciano, região do Vale do Aço, na quinta-feira (23/9), realizaram abordagens de veículos, ciclistas e pedestres, que receberam panfletos educativos.

Divulgação PCMG
 

Timóteo

Em Timóteo, também no Vale do Aço, durante as ações educativas de trânsito, na quinta-feira (23/9), motoristas e pedestres foram orientados a fazer uso responsável das vias. Os condutores que agiram de maneira gentil para com os demais usuários das vias receberam, como reconhecimento, chaveiros e canetas com a logomarca da instituição. As atividades foram coordenadas pelo delegado Gustavo Henrique Silva Cecílio.

Divulgação PCMG
 

Sete Lagoas

A Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) de Sete Lagoas, na região Central do estado, realizou, na quinta-feira (23/9), blitze educativas nas imediações do Centro de Apoio ao Turista e na área de exame de direção. Durante as ações, condutores e candidatos à Carteira de Habilitação receberam orientações sobre normas de segurança no trânsito.

Divulgação PCMG
 

 

 Caratinga

Em Caratinga, na região do Rio Doce, a PCMG realizou a operação de Busca Ativa aos Condutores Bloqueados. A ação teve caráter preventivo e educativo, com a visita a cerca de 30 condutores que ainda não iniciaram o cumprimento da suspensão e o curso de reciclagem. 

Divulgação PCMG
 

 Curvelo

Em Curvelo, na região Central de Minas, nos dias 22 e 23, foram realizadas blitze educativas e palestras. Pedestres, passageiros, motoristas e ciclistas, receberam panfletos com orientações para a preservação da vida e o trânsito mais seguro. Nos dias 24 e 25, a PCMG participou de um estande de informações na Praça Benedito Valadares, e a programação ainda contou com a apresentação  de um simulador de impacto e a participação dos mascotes da Polícia Civil, que posaram para fotos com a população curvelana. O delegado-geral André Pelli, chefe do 14° Departamento, acompanhou as atividades.

Divulgação PCMG
 

Barbacena

Em Barbacena, na região do Campo das Vertentes, as atividades da Semana Nacional do Trânsito incluíram um mutirão de vistorias veiculares e panfletagem com material educativo. A ação contou com apoio da Escola Preparatória de Cadetes do Ar, que cedeu as barracas para aumentar a estrutura e possibilitar o atendimento de um maior número de veículos.

Divulgação PCMG
 

São João del-Rei

Em São João del-Rei, na região do Campo das Vertentes, na sexta-feira (23/9), durante uma blitz de trânsito, os cidadãos receberam orientações e material educativo.
 

Divulgação PCMG
 

  

Ipatinga

A Ciretran de Ipatinga, na região do Vale do Aço, realizou três blitze educativas na Semana Nacional do Trânsito. Os condutores de veículos foram orientados sobre as práticas que caracterizam infrações de trânsito e as crianças da escola estadual Haidie Maria Imaculada Schittini participaram de palestras educativas e atividades lúdicas realizadas por policiais civis.

  

Conselheiro Lafaiete

Na última sexta-feira (24/9), em Conselheiro Lafaiete, região Central do estado, policiais civis realizaram uma blitz educativa com abordagem de veículos e distribuição de material educativo. 

 Em continuidade às ações da Semana Nacional do Trânsito, a PCMG participou de duas lives nas redes sociais. O delegado Rodrigo Fagundes, do Departamento Estadual de Investigações de Crimes de Trânsito, participou da programação, transmitida na página do Youtube da Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), falando sobre o papel da Polícia Judiciária. Já a Investigadora  Ana Luisa Ribeiro Leite, da Coordenação de Infrações e Controle do Condutor (CICC) do Detran-MG, durante a live da Associação Brasileira de Medicina de Emergência (Abramede), focou na importância da segurança e deveres dos motociclistas ao trafegarem nas vias.
 


 

-
Acompanhe o facebook e o instagram da CET! 
Assessoria de Comunicação – Seplag-MG

Pagamento IPVA 2024

ATENÇÃO! O Licenciamento vence até o dia 01/04