Notícias

PCMG reforça educação de trânsito com instituições de ensino


Por Detran-MG
18/06/2021 16:24:00 - Atualizado Há 3 anos

A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), em parceria com instituições de ensino, tem intensificado as ações educativas de trânsito com atividades voltadas para o ensino infantil, fundamental, médio e superior.

A equipe do Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG) desenvolveu atividades para cada faixa etária.

Para as crianças, o tema é abordado de forma lúdica e didática. Um teatro de fantoches e Jogos de tabuleiro são utilizados para transmitir as regras de trânsito por meio de uma linguagem que os pequenos conseguem assimilar. As atividades para os adolescentes reforçam seu papel como pedestre,  passageiro de veículo e futuro condutor. Durante a ação, eles assistem vídeos educativos, e podem tirar dúvidas durante uma conversa interativa com educadores de trânsito do Detran-MG.

Os Jovens e adultos também são orientados sobre prevenção de acidentes e o perigo da direção sob o efeito do álcool. Neste caso, as palestras são ministradas por operadores do direito que analisarão a questão administrativa, civil e criminal das infrações de trânsito, bem como suas consequências fundamentadas em dados estatísticos e na experiência dos profissionais. Dentre os palestrantes estão delegados de polícia que trabalham em seu dia a dia com as questões afetas ao trânsito.

Como participar

As instituições de ensino públicas e particulares podem participar das ações promovidas, gratuitamente, pelo Detran-MG. Para agendamento e informações sobre as atividades do programa de Educação de Trânsito, as escolas interessadas podem enviar e-mail para cet.detran.pcmg@gmail.com, solicitando a inclusão na agenda. Devem ser informados o nome completo da escola, endereço, telefone, as turmas destinatárias da atividade e o turno de aula delas, além da atividade de interesse. Durante o período de enfrentamento à pandemia da Covid-19, as atividades podem ser realizadas em ambiente virtual.

Atravessando fronteiras

Mais de 735 km separam Belo Horizonte, capital mineira, de Planaltina, no Distrito Federal, mas a distância não foi barreira para a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) levar educação de trânsito às crianças da Escola Classe 01 Arapuanga. Na última semana, os estudantes acompanharam a apresentação de teatro, pela internet, com os fantoches Norminha, Jackie e Michael, desenvolvido pela Coordenação de Educação de Trânsito (CET) do Detran-MG.

Intitulada “Norminha para crianças”, a peça apresenta de forma lúdica e contextualizada situações que as crianças mais presenciam no dia a dia, quando pedestres ou transportadas em veículos. O objetivo da ação é que os alunos sejam multiplicadores da educação de trânsito e que também possam compartilhar conhecimento com seus responsáveis.

Segundo o delegado Eurico da Cunha Neto, diretor do Detran-MG, Ensinar sobre o trânsito por meio do teatro de fantoches é divertido, mas também didático. Para o delegado, é importante, desde cedo, incentivar valores como o respeito e a responsabilidade no trânsito. “Desenvolvemos ações educativas para todas as faixas etárias, mas a abordagem para crianças foi estrategicamente pensada, pois, além de aprender, elas levam informação e cobram as atitudes corretas dos pais e responsáveis”, afirma.

Divulgação PCMG

 

 

-
Acompanhe o facebook e o instagram da CET! 
Assessoria de Comunicação – Seplag-MG

Atenção ECV'S

Conforme a Comunicação CET/DGCV nº 05/2024, as Empresas Credenciadas de Vistoria (ECV's) devem realizar a atualização de seus dados cadastrais de e-mail e telefone, no Sistema de Credenciamento de Empresas (SCE), até o dia 2 de maio de 2024.