Ir para o menu| Ir para Conteúdo|  
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
Letra Contraste Contraste | Maior Contraste| Menor Contraste
Publicado em Quarta, 29 Julho 2020 12:27

A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) disponibiliza, a partir da próxima segunda-feira (3), na Delegacia de Trânsito do município de Medina, no Vale do Jequitinhonha, a  vistoria eletrônica de veículos. A inovação tecnológica possibilita tornar o procedimento mais seguro, evitando a ocorrência de fraudes, e também mais rápido, reduzindo o tempo de vistoria.

A vistoria, obrigatória nos casos de transferência de propriedade, alteração de dados e emissão de segunda via do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV), é o ato de avaliar um veículo, assegurando a legitimidade da propriedade, autenticidade da identificação e da documentação, além de constatar se os equipamentos estão em condições corretas e seguras para o uso.

O Delegado Titular de Medina, Thiago de Carvalho Passos, destaca que a vistoria eletrônica permite a otimização do serviço prestado. “A todo momento, poderemos consultar, auditar vistorias anteriores  e compará-las com a situação atual do veículo. Portanto, com o novo sistema, legalizar um veículo adulterado ficará extremamente difícil”, afirma.

 O sistema eletrônico busca automaticamente as informações no banco de dados do Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG), por meio de leitura ótica realizada  no  QR code,  presente   na ficha de cadastro do veículo, substituindo o decalque em meio físico. Durante o procedimento, são feitas fotografias do veículo,  seus sinais identificadores e hodômetro ( equipamento destinado a medir a distância percorrida por um veículo), que serão armazenadas eletronicamente. Além de substituir o uso de papel, a ferramenta diminui a possibilidade de fraudes e erros nos processos de registros e transferências de veículos no estado.

O Sistema de Vistoria Eletrônica é disponibilizado na capital, desde o último ano, e já atende a outros municípios do interior.

Em Medina, as vistorias são realizadas na Delegacia de Polícia Civil, na Rua Francisco Figueiredo, nº 240, no Centro. O atendimento acontece de segunda a quarta-feira, no horário de 08h30 às 11h30. É necessário realizar agendamento por meio do telefone (33) 3753-1110 ou do e-mail  O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. .

 

-

Acompanhe o facebook e o instagram do Detran-MG!
Assessoria de Comunicação – Detran-MG/PCMG

 

 

DETRAN-MG barra endereço Av João Pinheiro, 417 - Boa Viagem - CEP 30.130-183 - Belo Horizonte - MG

Todos os direitos reservados - Aspectos Legais e Responsabilidades