Publicado em Sexta, 09 Março 2018 21:20

Na semana em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, o Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG) homenageou as servidoras que prestam serviço no Departamento. Além das comemorações, a semana também foi marcada pela reflexão sobre o papel das mulheres na sociedade e a violência sofrida por muitas delas.

Na quinta-feira (08), aconteceu a “1ª Trocaderia do Detran-MG”. O evento incentiva a troca de peças de roupas, bijuterias, artesanatos e outros acessórios entre as servidoras. Mais de 600 peças foram disponibilizadas para a Trocaderia e mais de 800 peças serão destinadas para doação ao CERNAS (Centro Risoleta Neves de Atendimentos às Mulheres Vítimas de Violência Doméstica e/ou Intrafamiliar).

“A iniciativa favorece interação entre os servidores, além da oportunidade de adquirir produtos novos sem gastar dinheiro. Com os itens recolhidos, sapatos, roupas e bijuterias, conseguiremos levar carinho, preocupação da sociedade por essas mulheres que sofrem agressão, demonstrando responsabilidade social”, destacou a servidora Tatiana Fidelis.

Foram sorteadas dez camisas da campanha #NAOSEJAESSECARA, iniciativa do publicitário mineiro Fred Izak, com apoio da PCMG. A proposta é convidar a sociedade a dar um basta às agressões à mulher, mobilizando especialmente os homens para a importância de repensar atos e refletir sobre as situações de discriminação vividas pelas mulheres no dia a dia. Duas servidoras também foram agraciadas com cortesias para um almoço no restaurante Corleone.

A semana de homenagens foi organizada pela Seção de Pessoal, em conjunto com servidoras voluntárias de diversos setores do Detran-MG. “O mais importante de tudo isso foi a doação, a união. Pensar nessas mulheres que sofrem violência e que muitas vezes saem de casa apenas com a roupa do corpo. É uma forma de desapegar, de compartilhar. A gente viu que nós temos muito em comum, todas nós mulheres”, afirmou a servidora Rosilene Agda.