A aquisição de placa de experiência deverá ser solicitada pelas oficinas e concessionárias diretamente ao Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG).

ORIENTAÇÕES:

1. Para obtenção da placa de experiência o responsável legal deverá apresentar o requerimento próprio devidamente assinado com firma reconhecida por autenticidade na unidade de atendimento do Detran-MG.
  2. O requerimento deverá citar os motivos, necessidades e a localidade de utilização da placa de experiência.
  3. Para emissão do Documento de Arrecadação Estadual (DAE), preencha o formulário eletrônico abaixo.
  4. Será gerada a Guia DAE referente ao serviço requerido. Efetue o pagamento na rede credenciada. Acesse -> Bancos credenciados
  5. De posse da DAE paga e dos documentos necessários retorne a Unidade de Atendimento do Detran-MG para protocolo.
  6. Preencha a Ficha Cadastral no ato do protocolo, onde será informado a data para a retirada do documento na unidade de trânsito (Capital: Divisão de Registro de Veículos (DRV) | Interior: Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans)).
  7. De posse do documento, procure a fábrica de placas para providenciar a confecção da mesma.
  8. Todos os casos não previstos deverão ser analisados pelas unidades de atendimento do município.
  • 1 Listar taxas de serviço
  • 2 Identificar contribuinte (passo atual)
  • 3 Emitir guia DAE

Placa de Experiencia ou de Fabricante

ano(s)

Documentos necessários

• Requerimento próprio assinado pelo proprietário com firma reconhecida (Modalidade autenticidade);
  • Seguro de Responsabilidade Civil contra terceiros;
  • Apólice atualizada mencionando cobertura de placa de experiência (cópia autenticada);
  • Ficha cadastral (preenchida na unidade de atendimento no ato do protocolo) assinada;
  • Alvará da prefeitura (Cópia autenticada);
  • CNPJ e Contrato Social (Cópia autenticada);
  • Termo de abertura do livro de controle de entrada e saída de veículos (Cópia autenticada);
  • Carteira Nacional de Habilitação (CNH) dos motoristas responsáveis (Cópia autenticada);
  • Recolhimento do DAE (disponível no link abaixo) – Taxa de Placa de Experiência;
  • Procurador público com o documento de identidade atualizada (cópia e original), procuração original ou cópia autenticada.

• Taxa de placa de experiência: R$ 637,27