TAXAS / IPVA / SEGURO DPVAT

TAXA DE LICENCIAMENTO ANUAL - 2021


DESCRIÇÃO:

Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) deve ser renovado anualmente. Isto ocorre, automaticamente, com o pagamento da Taxa de Renovação de Licenciamento Anual de Veículo (TRLAV). O novo documento poderá ser acessado por meio do site do Detran-MG, aplicativo CDT, do Portal de Serviços do Denatran, desde que não haja registro de débitos relativos ao Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e a Taxa de Renovação do Licenciamento Anual do Veículo (TRLAV) nos últimos cinco anos, multas de trânsito e seguro obrigatório (DPVAT). A Taxa de Licenciamento Anual é exigida para veículos automotores, reboque e semirreboque.

LEGISLAÇÃO:

Art. 133 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

VALOR:

O valor do Licenciamento Anual 2021 é R$ 112,40 e a taxa pode ser emitida junto com a guia IPVA

PRAZO:

O prazo para pagamento da Taxa de Licenciamento é até o dia 31 de março.

ORIENTAÇÕES:

O pagamento da Taxa de Licenciamento Anual pode ser feito pelos seguintes meios:

  1. Diretamente nos guichês de caixa ou terminais de auto atendimento (É necessário estar em posse do número do Renavam).
  2. Por meio de Guia de Arrecadação 
OUTRAS INFORMAÇÕES:
  1. Acesse -> Bancos credenciados 
  2. Em caso de dúvidas sobre a Taxa de Licenciamento, entre em contato com a SEF por meio do atendimento Digital do canal Fale Com a AF. Para atendimento relacionado a veículos emplacados em Belo Horizonte e Contagem, clique aqui.