Pagamento IPVA 2024

ATENÇÃO! O Licenciamento vence até o dia 01/04

Transferências

Registrar Intenção de Venda do Veículo

Informar dados
Confirmar Dados
Registrar Intenção de Venda
O QUE É ?

É a primeira etapa a ser realizada no processo de venda/transferência de propriedade do veículo e é exigida apenas para veículos cujo Certificado de Registro de Veículo digital (CRV-e) tenha sido emitido a partir de 4 de janeiro de 2021.  

Após realizar o registro da intenção de venda o (a) cidadão (a) deverá fazer a emissão da Autorização para realizar a Transferência de Propriedade do Veículo em meio digital (ATPV-e). Após a emissão do ATPVe será necessário o reconhecimento de firma por autenticidade nos termos regulamentares, do (a) vendedor (a) e comprador (a), pelo aplicativo da CDT ou via cartório, para viabilizar a transferência de propriedade.  

ETAPAS

Este serviço possui uma etapa e o (a) cidadão(ã) poderá realizar o Registro da Intenção de Venda por meio da Carteira Digital de Transito (CDT) ou através do site da Coordenadoria Estadual de Gestão de Trânsito - CET-MG, antigo Detran-MG. 

 

 1 -  Registrar a Intenção de Venda pelo aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT) 

A pessoa proprietária de veículos poderá realizar o Registro da Intenção de Venda por meio do aplicativo CDT, da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), o mesmo APP utilizado para baixar a CNH e o Certificado de Licenciamento Digital.  

Após o Registro de Intenção de Venda realizado pelo (a) vendedor (a), a pessoa compradora receberá via CDT uma notificação para emitir a ATPVe

 As informações e etapas para realizar o Registro de Intenção de Venda e a emissão do ATPVe podem ser obtidas no aplicativo. Acesse aqui:

Baixe o aplicativo no seu dispositivo:

                                                           

ATENÇÃO! 

Serviço disponível somente para pessoa física. Ao realizar o atendimento via CDT, a pessoa compradora e a pessoa vendedora devem ter cadastro nível prata ou ouro no Gov.br. Para saber como obter esse nível, clique aqui.  

 

2 - Registrar Intenção de Venda de Veículo e a emissão da ATPVe pelo site da CET-MG. 

  1. Preencha o formulário eletrônico disponibilizado abaixo;

Dados do Vendedor

Dados do Veículo

Dados do Comprador

2. Confira os dados informados e confirme;

3. A mensagem de confirmação do registro da intenção de venda será exibida.

4. Após Realizar a Intenção Venda será necessário emitir a ATPV-e, para acessar o serviço clique aqui.

ATENÇÃO!

Após a emissão da ATPV-e e do Registro das assinaturas com os devidos reconhecimentos de firma, a pessoa compradora deverá solicitar seu processo de transferência de veículo para o seu nome. Para acessar este serviço, clique aqui

QUEM PODE UTILIZAR ESTE SERVIÇO?

Pessoa proprietária do veículo.

OUTRAS INFORMAÇÕES
  • A intenção de venda ativa no sistema impossibilita o licenciamento do veículo.  
  • O (a) cidadão (ã) se responsabiliza por todas as informações prestadas, estando ainda ciente de que para o cancelamento da ATPVe será necessário realizar o pagamento de taxa específica para tal serviço. 
  • Após o registro e emissão da intenção de venda física ou digital é necessário apresentar o ATPVe de forma impressa nos canais de atendimento.
  • Para solicitar o cancelamento da Intenção de Venda, clique aqui 
LEGISLAÇÃO 
Documentos Necessários
  • Documento de identidade com CPF, da pessoa compradora e da pessoa vendedora;
  • Certificado de Registro de Veículo (CRV).
Valor

Gratuito.