DESCRIÇÃO:
A vistoria é o ato de avaliar um veículo, verificando suas condições de conservação e manutenção, impedindo que veículos fora das especificações dos fabricantes ou sem condições de uso sejam legalizados. De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o procedimento é executado pelos órgãos de trânsito e segue alguns critérios uniformes em todo o país.
O vistoriador confere a numeração de chassi, motor, carroceria e outros, além de avaliar itens externos e visíveis. O objetivo da vistoria é evitar que veículos fora das especificações dos fabricantes ou sem condições de uso sejam legalizados, assegurando a legitimidade da propriedade, autenticidade da identificação do veículo e da documentação, além de constatar se os equipamentos estão em condições corretas e seguras para o uso.
LEGISLAÇÃO:
ORIENTAÇÕES / AGENDAMENTO ON-LINE:
O atendimento é realizado por ordem de chegada, com exceção dos municípios em que é exigido o agendamento prévio. Para consultar os municípios em que o agendamento é obrigatório*, e para fazer o agendamento de vistoria, clique aqui.
*Os municípios em que o agendamento on-line é obrigatório estão listados no formulário eletrônico de agendamento.
O agendamento só pode ser realizado após o pagamento da taxa do serviço solicitado.
VISTORIA MÓVEL:
- Dirija-se ao setor de vistoria da unidade de atendimento do Detran-MG e solicite a vistoria móvel.
Obs.: Os serviços de vistoria móvel devem ser previamente autorizados pela chefia do setor de vistorias da Ciretran do município em que o veículo se encontra.
- Para emitir o Documento de Arrecadação Estadual (DAE) para realização da Vistoria Móvel, clique aqui, preencha o formulário eletrônico e clique em "Emitir Guia DAE".
Atenção: A vistoria móvel somente será realizada nas situações previstas no artigo 3º da Resolução 941/2022.
- Valor da vistoria móvel: R$ 302,21.
UNIDADES DE ATENDIMENTO:
OUTRAS INFORMAÇÕES:
- O tempo de atendimento é de em média 40 minutos (tempo de espera + realização do serviço).