RENOVAÇÃO DA CNH

EXAME TOXICOLÓGICO: CONSULTE OS LABORATÓRIOS CREDENCIADOS À SENATRAN


O QUE É ?

Serviço destinado à consulta dos laboratórios que realizam o exame toxicológico, e que são credenciados à Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran). O exame toxicológico é exigido para as pessoas condutoras das categorias C, D e E, exercendo ou não atividade remunerada. 

ETAPAS 

 

 1 – Consultar laboratórios credenciados à Senatran 

Para realizar a consulta dos laboratórios credenciados à Senatran acesse o site da Secretaria, clique aqui.

Para realizar consulta do exame toxicológico, clique aqui.

ATENÇÃO!
  • Para pessoas até 69 anos o exame é valido por 2 anos e 6 meses. Acima dos 70 anos o exame deverá ser renovado junto com a renovação da CNH.

  • Dirigir sem o exame válido no sistema é considerado infração gravíssima, que representa 7 pontos na certeira, multa e suspensão do direito de dirigir por 3 meses. 

  • Caso o resultado do exame toxicológico seja positivo, o condutor deverá fazer a contraprova no mesmo laboratório ou aguardar noventa dias para realizar um novo exame, 

  • A partir de 28 de janeiro de 2024, condutores flagrados dirigindo veículo das categorias C, D ou E com o exame toxicológico periódico vencido por mais de 30 dias serão multados, conforme Resolução do Contran nº1002 que entrou em vigor em outubro de 2023. 

É importante destacar que essa infração resultará em uma multa prevista na Lei 14.599/2023, no valor de R$ 1.467,35 e sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). 

Atenção ECV'S

Conforme a Comunicação CET/DGCV nº 05/2024, as Empresas Credenciadas de Vistoria (ECV's) devem realizar a atualização de seus dados cadastrais de e-mail e telefone, no Sistema de Credenciamento de Empresas (SCE), até o dia 2 de maio de 2024.