CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO DE CONDUTORES

TRANSPORTE COLETIVO DE PASSAGEIROS


DESCRIÇÃO:

O curso especializado para Transporte Coletivo de Passageiros tem a finalidade de aperfeiçoar, instruir, qualificar e atualizar condutores, habilitando-os à condução de veículos de transporte coletivo de passageiros. Com uma metodologia dinâmica e objetiva, o curso oferece aos condutores o acesso a um conteúdo educacional de alta qualidade, o debate de temas, reflexão e informações atuais sobre a legislação, segurança veicular e boas práticas no processo de transporte coletivo de passageiros.

ORIENTAÇÕES:

Para realizar o curso, basta matricular-se em um Centro de Formação de Condutores (CFC) ou Instituição ou Entidade de Ensino credenciada pelo Detran-MG. Antes de iniciar o curso é necessário solicitar aqui o serviço de alteração de dados, podendo selecionar até 5 cursos. Após a realização de todos os cursos selecionados, o parceiro credenciado fará a certificação junto ao sistema do Detran-MG, que irá enviar para a Base Nacional, desde que a sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH) esteja sob domínio de Minas Gerais.

OUTRAS INFORMAÇÕES:

Requisitos para matrícula:

  • Ser maior de 21 anos;
  • Estar habilitado, no mínimo, na categoria “D”;
  • Não ter cometido nenhuma infração grave ou gravíssima ou ser reincidente em infrações médias durante os últimos doze meses;
  • Não estar cumprindo pena de suspensão do direito de dirigir, cassação da CNH, decorrente de crime de trânsito, bem como estar impedido judicialmente de exercer seus direitos.

Resolução do Contran nº 685/2017: Art. 2º - Os candidatos aos cursos especializados para condutores de veículos, referidos no item 6 do Anexo II da Resolução Contran nº 168/2004, habilitados nas categorias D e E, deverão observar as seguintes exigências:

I - Categoria "D": para conduzir veículos de transporte de carga com peso bruto total excedendo a 3.500kg deverão comprovar que estão habilitados na categoria "C".

II - categoria "E": para  conduzir veículos de transporte de passageiros cuja lotação exceda a oito lugares, excluído o do motorista, deverão comprovar que estão habilitados na categoria "D".

----

A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) é o documento válido para o condutor exercer atividade remunerada para o transporte coletivo de passageiros, sendo que o simples porte do certificado do curso não o habilita a exercer a profissão.

INSTITUIÇÕES E ENTIDADES AUTORIZADAS A MINISTRAR CURSO (PRESENCIAL) - TRANSPORTE DE PASSAGEIROS