Atenção ECV'S

Conforme a Comunicação CET/DGCV nº 05/2024, as Empresas Credenciadas de Vistoria (ECV's) devem realizar a atualização de seus dados cadastrais de e-mail e telefone, no Sistema de Credenciamento de Empresas (SCE), até o dia 2 de maio de 2024.

Taxas / IPVA / Seguro DPVAT

Pagar o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA)

 O QUE É?

O IPVA, Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores, é obrigatório para quem é dono de veículo. Ele deve ser pago anualmente e, normalmente, é cobrado nos primeiros meses do ano. A escala de vencimentos do IPVA 2023 inicia em 13 de março e termina em 19 de maio, para todos os veículos automotores rodoviários usados, variando de acordo com o número final da placa. O prazo para pagamento à vista com desconto de 3%, é de 13 a 17 de março, conforme o número final da placa. Consulte a Tabela de Escalas de Vencimentos.

ETAPAS

 

 1. Consultar IPVA no site da Secretaria de Estado de Fazenda (SEF). 

Para consultar o valor do seu IPVA 2024, tenha em mãos o número do Renavam do veículo e clique aqui

O pagamento do IPVA pode ser feito pelos seguintes meios:

  • Diretamente nos guichês de caixa ou terminais de autoatendimento (É necessário estar em posse do número do Renavam)
  • Guia de Arrecadação 
  • Acesse -> Bancos credenciados.
  • Em caso de dúvidas sobre o pagamento do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), entre em contato com a SEF por meio do atendimento Digital do canal Fale Com a AF.
  • Caso o (a) cidadão (ã) deseje acertar pagamentos de IPVA efetuados em duplicidade ou com erros, será necessário realizar o protocolo de solicitação de acerto de pagamento IPVA. Para maiores informações, clique aqui.

OBS.: A Secretaria de Estado da Fazenda - SEF não realiza o parcelamento da taxa de licenciamento, somente a taxa de IPVA é parcelada.

Documentos Necessários
  • Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV)