É dever do proprietário do veículo manter o endereço atualizado no sistema do Detran-MG. O condutor que tiver mudado sua residência para outro município em Minas Gerais, deverá alterar o endereço de correspondência, conforme orientações abaixo.
O endereço de correspondência é utilizado para envio do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV), notificações atribuídas ao veículo e as demais correspondências, relativas ao veículo, que o Detran-MG envia aos Proprietários/Arrendatários. O endereço de correspondência só poderá ser informado/alterado para endereços que sejam do mesmo município de emplacamento do veículo.
-
- Preencha o formulário eletrônico abaixo e imprima a Ficha cadastro e o Documento de Arrecadação Estadual (DAE);
- Efetue o pagamento do DAE na rede bancária credenciada. Acesse -> Bancos credenciados;
- O agendamento é obrigatório em alguns municípios e só pode ser realizado após pagamento da taxa de serviço. Para agendar a vistoria, acesse -> Agendamento de Vistoria;
- Compareça à Unidade de Atendimento do Detran-MG para realização da vistoria;
- Após ter o veículo aprovado na vistoria, dirija-se ao setor de emissão de documentos da unidade de trânsito e solicite a autorização para compra de placas;
- Após a compra das placas*, retorne à unidade de Atendimento do Detran-MG e solicite a alteração do Certificado de Registro de Veículo Eletrônico (CRV-e). Para que o documento seja gerado, é necessário entregar as placas antigas e o lacre. Caso a placa tenha sido extraviada, a placa remanescente e o lacre deverão ser devolvidos.
- O proprietário poderá acessar o CRV-e no aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT), no Portal do Detran-MG ou no Portal de Serviços do Denatran.
* O proprietário do veículo deverá providenciar a fixação das placas.
ATENÇÃO: A responsabilidade pelos dados prestados é integralmente do proprietário do veículo e/ou seu responsável legal. Em caso de dados informados erroneamente, o registro do veículo e a emissão do documento poderão ser afetados, de modo que, para retificar o cadastro do veículo será necessário efetuar o pagamento de nova taxa e realização de nova vistoria de identificação veicular.
- Para trocar o endereço de um município para outro município em Minas Gerais, todos os débitos deverão estar quitados e atualizados no sistema do Detran-MG (IPVA, Taxa de Licenciamento, Seguro DPVAT, Multas e a baixa de impedimentos se houver).
- O tempo de vistoria é em média 15 minutos.
- Valor cobrado pelas Estampadoras: Não há regulamentação de preços cobrados pelas Estampadoras, sendo de livre escolha do proprietário do veículo se dirigir àquela de sua preferência. Antes de efetuar a compra, o proprietário poderá pesquisar os valores cobrados pelas Estampadoras para venda de placas. Caso se sinta lesado pela cobrança de preços abusivos, procure o Serviço de Proteção ao Consumidor (Procon) para registrar uma reclamação e obter orientações de como proceder. O valor de todas as taxas e obrigações legais do Detran-MG pode ser pesquisado na Delegacia de Trânsito de sua cidade, ou no site do Detran-MG, na descrição do serviço requerido. Em caso de dúvidas, ligue 155.
- Todos os casos não previstos deverão ser analisados pelas unidades de atendimento do município.