Os proprietários de veículos registrados em Minas Gerais, cujo CRV – Certificado de Registro de Veículo em meio físico, emitido até 31 de dezembro de 2020, tiver sido perdido, extraviado, danificado, rasurado, erroneamente preenchido, furtado ou roubado, deverão providenciar a adequação aos termos da Resolução nº 809, de 15 de dezembro de 2020 do Conselho Nacional de Trânsito, emitindo novo CRV-e.
LEGISLAÇÃO
Resolução 809/2020 do Contran
Portaria 2155/2020 do Detran-MG
ORIENTAÇÕES
- Preencha o formulário comunicando o extravio/furto/roubo ou rasura do CRV;
-> Formulário - Extravio/furto/roubo
- Preencha o formulário eletrônico abaixo e imprima a Ficha Cadastro e o Documento de Arrecadação Estadual (DAE);
- O DAE deverá ser quitado em uma das unidades da rede bancária credenciada.
Acesse -> Bancos credenciados;
- O agendamento da vistoria é obrigatório em alguns municípios e só pode ser realizado após o pagamento do DAE. Para agendar a vistoria, acesse -> Agendamento de Vistoria;
- Compareça ao setor de vistoria da unidade de trânsito local;
- Após ter o veículo aprovado na vistoria, o interessado poderá acessar o CRV-e no aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT), no Portal do Detran-MG ou no Portal de Serviços do Denatran.
ATENÇÃO: No ato da prestação do serviço, caso o veículo já esteja negociado, o proprietário poderá informar os dados do comprador a fim de que já seja emitida a ATPV-e para viabilizar a futura transferência de propriedade. Clique aqui para imprimir o formulário de solicitação da intenção de venda.
UNIDADES DE ATENDIMENTO
Veículos registrados em Belo Horizonte:
Divisão de Registro de Veículo (DRV).
Rua Miguel Gentil, 357, Nova Gameleira – Belo Horizonte/MG – CEP 30.510-140
Veículos registrados em cidades do interior de Minas Gerais:
Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) responsável pela cidade em que reside.
OUTRAS INFORMAÇÕES
- A responsabilidade pelos dados prestados é integralmente do proprietário do veículo e/ou seu responsável legal. Em caso de dados informados erroneamente, o registro do veículo e a emissão do documento poderão ser afetados, de modo que, para retificar o cadastro do veículo será necessário efetuar o pagamento de nova taxa e realização de nova vistoria de identificação veicular.
- Para solicitar a emissão do CRV eletrônico (antiga 2ª via do CRV), todos os débitos deverão estar quitados e atualizados no sistema do Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), Taxa de Licenciamento, Seguro, Multas e a baixa de impedimentos se houver).
- Em Belo Horizonte, após a aprovação na vistoria deve ser agendada a emissão do documento (clique aqui para agendar). No interior de Minas, o documento é entregue três dias após a aprovação na vistoria veicular, ou conforme as regras de atendimento local de cada Ciretran.