Emissão de Documentos de Habilitação

Obter a Carteira Nacional de Habitação Eletrônica (CNH-e)

O QUE É?

A Carteira Nacional de Habilitação eletrônica (CNH-e) ou CNH Digital tem o mesmo valor jurídico da versão impressa do documento de habilitação. A versão eletrônica armazena todas as informações da CNH impressa, garantindo a autenticidade do documento.  

A CNH digital funciona por meio de aplicativo de celular gratuito. O documento é acessível offline, sem necessidade de conexão wifi ou dados móveis habilitados. 

ETAPAS

1 - Fazer o cadastro no site da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) 

Acesse o site da Sentran para fazer o cadastro, clique aqui.

2 - Baixar o aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT) no celular 

Baixe o aplicativo da CDT pela Google Play Store ou pela App Store, conforme o sistema operacional do celular. 

  3 - Acessar a CNH Digital

  1. Preencha CPF e a senha cadastrada no site da Senatran;
  2. Valide os dados cadastrais. A pessoa interessada poderá escolher validar os dados no aplicativo, no site da Senatran com certificado digital, ou em uma unidade de atendimento presencial;
  3. Para validar os dados no aplicativo, informe o CEP do endereço do(a) condutor(a), cadastrado na Coordenadoria Estadual de Gestão de Trânsito (CET-MG), antigo Detran-MG;
  4. Faça a leitura do QR Code da CNH;
  5. Faça a leitura facial, seguindo as instruções descritas no aplicativo;
  6. Insira o número do telefone celular e clique em "concluir". A CNH-e será exibida. 

Para ver o passo a passo com imagens, clique aqui.

UNIDADES ONDE O SERVIÇO É PRESTADO

Para atendimento em alguns municípios é necessário fazer o AGENDAMENTO ON-LINE.

  • A CNH-e só pode ser gerada para as pessoas habilitadas que possuem a última versão da CNH impressa, que conta com um QR Code (CNHs emitidas a partir de maio de 2017). 
  • O(a) condutor(a) que possuir uma CNH sem QR Code pode solicitar a 2ª via de sua CNH física ou renovação da CNH, se o documento estive próximo ao vencimento. Caso solicite algum tipo de alteração de dados no documento de habilitação, a CNH alterada também será emitida com QR Code. A versão digital é gratuita e opcional.
  • A versão impressa continuará sendo emitida normalmente, mas o(a) condutor(a) poderá dirigir apenas com a CNH-e que é válida em todo território nacional. Nesse caso, deverá atentar para o funcionamento do smartphone, já que, para efeitos de fiscalização, se o aparelho estiver descarregado, será considerado que a CNH não está sendo portada. O condutor será autuado com base no artigo 232 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
  • Para tirar dúvidas sobre a CNH Digital, clique aqui.