O DETRANMG - PLANO DE GESTÃO

DIRETRIZES DA POLÍCIA CIVIL DE MINAS GERAIS

DIAGNÓSTICO INSTITUCIONAL
É preciso diagnosticar a real situação de unidades, pessoal e recursos da Polícia Civil de Minas Gerais.

INTEGRAÇÃO INTERNA
É preciso romper com a identificação pormenorizada de unidades ou setores em ações rotineiras e de melhoria, adotando-se a nomenclatura institucional PC em substituição à de unidades que a compõem.

DESCONCENTRAÇÃO DA GESTÃO COM NÍVEIS ADEQUADOS DE AUTONOMIA DOS DEPARTAMENTOS, DELEGACIAS REGIONAIS E DEMAIS UNIDADES DA LINHA INTERMEDIÁRIA
É preciso que a Chefia da Polícia Civil cuide de assuntos estratégicos, permitindo-se o gerenciamento local e regional de assuntos de rotina e refletindo nas várias partes do Estado a estrutura gerencial presente na capital.

MELHORIA DO GASTO E OTIMIZAÇÃO DO ORÇAMENTO
É preciso que os recursos disponibilizados à Polícia Civil sejam bem utilizados em projetos alinhados à estratégia institucional e que impactem na melhoria de condições de trabalho e consequentemente na apresentação dos resultados.

VALORIZAÇÃO E CAPACITAÇÃO DOS SERVIDORES
É preciso que os integrantes da Polícia Civil tenham acesso à permanente capacitação, inclusive, por meio de ferramentas tecnológicas que permitam cursar conteúdos a distância, formando-se bancos de talentos para implementação da gestão de pessoas por competência.

MODERNIZAÇÃO DA INVESTIGAÇÃO CRIMINAL COM INTELIGÊNCIA E ANÁLISE CRIMINAL APLICADAS

É preciso que a investigação criminal tenha como premissa um diagnóstico territorial do fenômeno da criminalidade, especialmente a violenta, permitindo-se a atuação cirúrgica em níveis que impactem os índices e fomentem a sensação subjetiva de segurança do cidadão.

PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE QUALIDADE NAS ÁREAS DE IDENTIFICAÇÃO, TRÂNSITO E HABILITAÇÃO

As atividades nas áreas de Identificação, Trânsito e Habilitação são extremamente importantes, tanto do ponto de vista do armazenamento das informações para o suporte ao processo investigativo, quanto para o financiamento da atividade policial por meio da arrecadação decorrente das taxas oriundas da prestação deste serviço.

PADRONIZAÇÃO DA IDENTIDADE INSTITUCIONAL
É preciso que a Polícia Civil tenha uma imagem global padronizada, seja em seus uniformes e documentos, seja na utilização de uma nomenclatura de divulgação de ações que viabilize ao público interno e externo a percepção da instituição Polícia Civil e não de algumas de suas unidades específicas.

DEFINIÇÃO DE PROTOCOLOS DE CONDUTA E ATIVIDADES
É preciso transformar o conhecimento tácito e pessoal dos servidores da Polícia Civil em conhecimento explícito e formal, por meio de protocolos que descrevam as diversas atividades rotineiras em áreas distintas, orientando os servidores de maneira adequada sobre o "como fazer", alinhando comportamentos e condutas no âmbito organizacional.

EFICIÊNCIA DA COMUNICAÇÃO INTERNA E EXTERNA
É preciso que os canais de comunicação interna viabilizem a transmissão de informações em tempo real de forma a alcançar todos os níveis hierárquicos, inclusive com a utilização de tecnologias habituais. É preciso que a comunicação externa seja ágil, eficaz e que mantenha a unicidade organizacional.

DEFINIÇÃO DE POSIÇÕES INSTITUCIONAIS NO SISTEMA DE JUSTIÇA CRIMINAL E EM RELAÇÃO AOS DEMAIS ÓRGÃOS E ENTIDADES PÚBLICAS E PRIVADAS

É preciso que a Polícia Civil defina posições em assuntos estratégicos, comunicando-os internamente e se posicionando externamente.

CAPTAÇÃO DE RECURSOS
É preciso que sejam identificadas e utilizadas fontes extraordinárias de recursos para a implementação de projetos, especialmente em razão da delicada situação econômico-financeira atual, viabilizando-se a realização dos resultados.

TRATAMENTO REGIONALIZADO DO FENÔMENO CRIMINAL
É preciso que a Polícia Civil atue cirurgicamente no enfrentamento à criminalidade, conforme a realidade e as prioridades de cada região do Estado, tornando-se um instrumento eficaz na redução da violência.

DESENHO E REDESENHO DE PROCESSOS
Na busca constante da melhoria do gasto e otimização do orçamento, o Detran/MG desenvolveu e aplicou metodologias de desenho e redesenho de processos em todos os serviços finalísticos, no intuito de que não haja retrabalho e de que se tenha maior eficiência e eficácia nos seus resultados. Foram apresentadas soluções para modernização dos sistemas de Gestão de Trânsito, alinhando os processos e os sistemas, de forma a alcançar as metas do órgão.

PLANO DE AÇÃO
Atualmente todas as atividades do Detran/MG são guiadas pelas diretrizes do Órgão, tendo como base o plano de metas e resultados de cada área.

METAS E RESULTADOS
Para o alcance das metas e resultados em todos os projetos, processos e atividades, o Departamento de Trânsito aplica metodologias com o intuito de acompanhar a evolução de todas as etapas e se obter maior controle sobre os recursos que serão utilizados. Dessa forma, o Detran/MG controla os processos e busca maior eficiência através de indicadores que nortearão as melhorias a serem realizadas.