Notícias

Atual gestão do Detran-MG completa dois anos com avanços importantes na prestação de serviço ao cidadão


Por Detran-MG
16/02/2023 09:52:30 - Atualizado Há 1 ano

A atual gestão do Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG), comandada pelo delegado-geral Eurico da Cunha Neto, completa dois anos no próximo dia 18 de fevereiro. Neste período, o órgão de trânsito estabeleceu como meta o desenvolvimento de plataformas digitais e outras práticas que visam proporcionar um melhor atendimento aos proprietários de veículos e condutores, assegurando a impessoalidade, qualidade e transparência nos processos.

O delegado-geral destaca que as inovações tecnológicas e criação de novas metodologias, vem reduzindo a ação humana nos processos e rotinas, ampliando e dando celeridade às entregas de serviços do Detran-MG. "O objetivo é proporcionar um legado no que diz respeito às modernizações dos processos, controle, segurança e transparência dos serviços. Todos os resultados que alcançamos só foram possíveis graças ao esforço de uma equipe competente e empenhada, que trabalha incessantemente para fazer do Detran de Minas o melhor do país”, afirma Eurico da Cunha Neto.

Legados da gestão:

  • O protocolo digital é uma ferramenta disponível no site do Detran-MG que permite ao cidadão o trâmite de documentos totalmente on-line, evitando deslocamentos até uma unidade de atendimento.
  • Com os leilões on-line promovidos pelo Detran-MG, cidadãos de qualquer parte do país podem participar das hastas públicas por meio do site www.detran.mg.gov.br.
  • O órgão de trânsito mineiro está promovendo o fortalecimento da transparência, por meio de facilidade ao acesso das informações sobre o credenciamento de empresas disponível no Painel Público de Controle de Credenciamento. 
  • O início do processo de terceirização das vistorias veiculares vai dar capilaridade ao serviço e propiciar que mais policiais civis estejam empenhados nas atividades fim de polícia judiciária.
  • O exame de legislação eletrônico traduzido na Língua Brasileira de Sinais já está disponível em todos os Departamentos da PCMG, garantindo autonomia aos candidatos surdos e mudos que desejam se habilitar.
  • A mudança para uma  sede mais moderna na Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves (CAMG) teve início em fevereiro de 2022. A localização da nova sede ocupa um local estratégico e mais próximo aos demais órgãos governamentais.
  • Atualmente, 19 das 35 UAIs de Minas Gerais já absorveram serviços de atendimento ao cidadão do Detran-MG, que antes eram prestados na sede ou em delegacias regionais do órgão. São elas: UAIs Praça Sete, Barreiro e Venda Nova, na capital, Betim e Contagem na Região Metropolitana de Belo Horizonte, e Curvelo, Divinópolis, Governador Valadares, Ipatinga, Juiz de Fora, Muriaé, Poços de Caldas, São João del-Rei, São Sebastião do Paraíso, Sete Lagoas, Teófilo Otoni, Uberaba, Uberlândia e Varginha no interior do estado.
  • Um protocolo de intenções foi assinado em conjunto com a Senatran para promover o intercâmbio de experiências, informações, operacionalização de dados e desenvolvimento de projetos de sistemas que, por meio da transformação digital, ofereçam soluções para a atividade de desmontagem de veículos automotores.
  • O Detran-MG ampliou as atividades de educação para o trânsito em escolas, faculdades e empresas com o objetivo de reduzir as lesões e mortes no trânsito. Ainda nesse sentido, o estado detentor da maior malha viária do Brasil, Minas Gerais aderiu ao Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans).                                                                                                   

     Divulgação PCMG

 

 

-
Acompanhe o facebook e o instagram da CET! 
Assessoria de Comunicação – Seplag-MG