Notícias

Governo de Minas alerta motoristas para os cuidados no trânsito no feriado prolongado


Por Detran-MG
11/10/2023 18:00:00 - Atualizado Há 7 meses

A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG), por meio da Coordenadoria Estadual de Gestão de Trânsito-MG (CET-MG), alerta os condutores de veículos para os cuidados na direção neste feriado prolongado, a fim de evitar acidentes na Semana das Crianças. Segundo dados disponibilizados pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp-MG), em 2022, foram 2.345 crianças envolvidas como vítimas em acidentes de trânsito em Minas Gerais.

Durante um acidente de trânsito, as crianças se tornam mais vulneráveis em relação aos adultos devido à fragilidade do corpo ainda em desenvolvimento. “Feriado é bom para viajar, encontrar amigos, curtir a família, aproveitar para resolver afazeres diversos e bom até para não fazer nada, o que não pode fazer é baixar a guarda no trânsito, durante a condução. Esses períodos de maior fluxo exigem atenção redobrada dos motoristas e decisões seguras para evitar riscos”, pontua o chefe de trânsito da CET-MG, Lucas Vilas Boas.

O feriado prolongado pode ser, também, uma oportunidade de interagir e ensinar as crianças sobre as regras de trânsito. Um simples ato de atravessar uma via pela faixa de pedestre, segurando as mãos e olhando para os lados, pode evitar sérios riscos.

Seja a referência

O comportamento de adultos, obedecendo e respeitando as regras de trânsito, garante mais segurança nas vias e pode refletir na formação dos futuros condutores. Os pais são os primeiros exemplos que auxiliam na conscientização dos filhos sobre a importância de cumprirem as regras de trânsito. 

Por isso, é importante alertar para a utilização correta dos equipamentos de segurança, como o cinto e a cadeirinha devidamente ajustada. Além disso, respeitar a sinalização e os limites de velocidade; não dirigir após consumir bebida alcoólica; não utilizar o celular durante a condução; manter uma distância segura entre os veículos; fazer a revisão periódica do veículo; utilizar a faixa de pedestre; manter o respeito e os cuidados com pedestres, ciclistas e motociclistas. No trânsito, escolha a vida!

 

-
Acompanhe o facebook e o instagram da CET! 
Assessoria de Comunicação – Seplag-MG

Atenção ECV'S

Conforme a Comunicação CET/DGCV nº 05/2024, as Empresas Credenciadas de Vistoria (ECV's) devem realizar a atualização de seus dados cadastrais de e-mail e telefone, no Sistema de Credenciamento de Empresas (SCE), até o dia 2 de maio de 2024.