Notícias

Seplag-MG compartilha experiência do Estado na inspeção de veículos de transporte escolar no 10° Fórum Mineiro de Educação


Por Detran-MG
14/09/2023 17:24:27 - Atualizado Há 8 meses

A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG) compartilhou, durante o 10° Fórum Mineiro de Educação, a experiência da Coordenadoria Estadual de Gestão de Trânsito (CET-MG), vinculada à pasta, na inspeção de veículos destinados ao transporte escolar. O evento foi promovido pela Associação Mineira de Municípios (AMM) nos dias 12 e 13/9.  

O Fórum teve como tema “Educação Pública: novos aprendizados e garantia de direitos” e contou com uma palestra do representante da CET-MG Felipe Forjaz, chefe da Divisão de Registro de Veículos. O evento reuniu mais de 200 participantes, incluindo dois prefeitos e 72 secretários de 103 municípios.  

“Tivemos a oportunidade de trazer o conhecimento do Governo de Minas sobre os regulamentos e normas relacionadas ao transporte escolar, demonstrando para os representantes dos municípios mineiros como é importante o trabalho nos âmbitos estadual e municipal, de grande responsabilidade, e chamando a atenção para a municipalização do trânsito como peça fundamental de segurança no transporte de crianças e jovens nestes tipos de veículos”, afirmou Felipe Forjaz.

Representante da CET-MG apresentou normas e regulamentos da categoria durante o evento  

CET-MG   

As atividades e competências relacionadas aos serviços estaduais de trânsito foram transferidas para a Seplag-MG, a partir da sanção da Lei nº 24.313/23, pelo governador Romeu Zema, em abril deste ano. No dia 20/6, o decreto 48.636/23, publicado no Diário Oficial, estabeleceu a organização e as atribuições da CET-MG, criada pela lei e vinculada à Seplag-MG.    

Atenção ECV'S

Conforme a Comunicação CET/DGCV nº 05/2024, as Empresas Credenciadas de Vistoria (ECV's) devem realizar a atualização de seus dados cadastrais de e-mail e telefone, no Sistema de Credenciamento de Empresas (SCE), até o dia 2 de maio de 2024.