Notícias

Seplag-MG inicia ações da Semana Nacional do Trânsito com blitz educativa na Pampulha, em Belo Horizonte


Por Detran-MG
18/09/2023 18:14:50 - Atualizado Há 8 meses

Iniciativa contou com apoio de diversos órgãos e entidades ligadas ao trânsito em Minas Gerais

A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG) promoveu, na manhã desta segunda-feira (18/9), uma blitz educativa na orla da Lagoa da Pampulha, em Belo Horizonte. A ação da Coordenadoria Estadual de Gestão de Trânsito (CET-MG) marcou o início da Semana Nacional do Trânsito (SNT), celebrada de 18 a 25/9, que tem como foco a realização de atividades educativas para conscientização de pedestres, condutores, passageiros e ciclistas, buscando preservar a vida e garantir um trânsito mais seguro para todos. 

A blitz difundiu a mensagem “No trânsito, escolha a vida!”, definida pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) como tema para a campanha deste ano. Foi distribuído material educativo com orientações sobre atitudes que promovem a segurança nas vias.

“Durante a blitz educativa de hoje, os condutores e pedestres foram convidados a refletir sobre o papel de cada um no trânsito e sobre as escolhas que podem salvar vidas. A CET-MG e todos os parceiros realizam um trabalho contínuo para conscientizar a população sobre a educação no trânsito e, durante toda a semana, essas ações serão reforçadas para que possamos, juntos, tornar as vias um espaço mais seguro e harmonioso”, destacou o chefe de trânsito da CET-MG, Lucas Vilas Boas. 

A blitz contou com a participação da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), da Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), do Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG), da Guarda Civil Municipal de Belo Horizonte (GCMBH) e da Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte (BHTrans).  

Abertura da SNT em Brasília 

A Seplag-MG também participou da cerimônia de abertura da Semana Nacional do Trânsito, promovida pelo Ministério dos Transportes, em Brasília, nesta segunda-feira (18/9). O evento contou com a presença do chefe de Trânsito de Minas Gerais, Lucas Vilas Boas, e de representantes de outros órgãos de trânsito, como o secretário Nacional de Trânsito (Senatran), Adrualdo Catão, a diretora do Departamento de Segurança no Trânsito da Senatran, Maria Alice Nascimento Souza, além de gestores do Sistema Nacional de Trânsito e integrantes do Contran e de entidades parceiras. 

O chefe de Trânsito de Minas Gerais, Lucas Vilas Boas acompanhado da diretora do Departamento de Segurança no Trânsito da Senatran, Maria Alice Nascimento Souza.

Atenção ECV'S

Conforme a Comunicação CET/DGCV nº 05/2024, as Empresas Credenciadas de Vistoria (ECV's) devem realizar a atualização de seus dados cadastrais de e-mail e telefone, no Sistema de Credenciamento de Empresas (SCE), até o dia 2 de maio de 2024.