Por um trânsito mais respeitoso e responsável: blitz educativa reúne órgãos públicos e sociedade civil

03/05/2021 14:55:00 - Atualizado Há 3 anos

Uma blitz educativa organizada pela Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), na manhã desta segunda-feira (3/5), reuniu órgãos ligados ao trânsito e representantes da sociedade civil na Praça da Liberdade, Região Centro-Sul de Belo Horizonte. O evento celebra o início do Maio Amarelo, movimento que tem como objetivo diminuir os acidentes de trânsito por meio da conscientização de pedestres, ciclistas, motoristas e motociclistas.

Durante a ação, os cidadãos receberam orientações e materiais educativos das mãos de servidores da Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG), Guarda Civil Municipal de Belo Horizonte (GCMBH), representantes do Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV), Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL-BH), além do Serviço Social do Transporte e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest Senat).

De acordo com o delegado Eurico da Cunha, diretor do Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG), a união das forças de segurança e da sociedade em prol da campanha de conscientização tem um papel importantíssimo nesse momento de enfrentamento à pandemia do coronavírus. “Neste ano, temos um motivo a mais para criar essa consciência e transformar o trânsito em um local mais seguro. Sabemos que os hospitais estão lotados por conta da pandemia e ações como o Maio Amarelo podem contribuir significativamente para reduzir os acidentes e o número de vítimas”, afirma.

A tenente Rayanne Batista Rocha, do Batalhão de Polícia de Trânsito da PMMG, explica que, no decorrer do ano, os órgãos de segurança de trânsito trabalham para conscientizar as pessoas acerca de comportamentos de segurança. “No Maio Amarelo, especialmente, a gente consegue reforçar essa questão com a população e essa integração é extremamente importante, porque cada um contribui para conseguirmos alcançar a redução de índices de mortes e pessoas feridas no trânsito, que é o nosso principal objetivo. No trânsito, temos que amar o próximo como a nós mesmos, e são pequenas ações de cada pessoa que podem gerar um grande resultado”, destaca.

Para a chefe da gerência de Educação para o Trânsito do DER-MG, Rosely Fantoni, respeito e responsabilidade são práticas que todos devem ter no cotidiano. “Especificamente em relação ao trânsito, é fundamental para que a gente possa circular em harmonia. E nós entendemos que essa parceria que está acontecendo, unidos e com a mesma visão, é fundamental para que a gente possa tentar reduzir o número de acidentes e de sequelados no trânsito. Entendemos que se uma vida for salva, já terá valido a pena”, conclui.

Clique aqui para acessar o álbum de fotos do evento.