Notícias

PCMG realiza intercâmbio com a Polícia chinesa e assina memorando de cooperação policial


Por Detran-MG
02/10/2017 14:19:32 - Atualizado Há 7 anos

Integrantes da Chefia da Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) e do Conselho Superior realizaram, nos meses de agosto e setembro, intercâmbio com a Polícia da República Chinesa. O objetivo foi trocar experiências, conhecimentos e capacitar os servidores da PCMG em áreas estratégicas, proporcionando um atendimento qualificado à população de Minas Gerais.

Divulgação PCMG
Marco na história da instituição, esta troca proporcionou o retorno da formação de uma rede de contatos com policiais e agências internacionais de investigação criminal. Desta forma, a realização do curso, na cidade de Xuzhou, permitiu estabelecer uma plataforma para aprendizagem e comunicação mútua entre a Polícia Chinesa e a Polícia Civil do Estado de Minas Gerais.

Xuzhou, antiga cidade de Pengcheng, localiza-se na junção das províncias de Jiangsu, Shandog, Henan e Anhui, sendo um local militarmente estratégico desde a antiguidade. A cidade, com mais de 2600 anos, é local de nascimento da cultura da Dinastia Han, com importantes raízes históricas na China. Conta com uma área aproximada de 11.258 km² e população aproximada de dois milhões de habitantes, com mais de dez milhões na região metropolitana.

Durante os dias de atividades, que recebeu grande atenção e apoio do governo chinês, fortalecendo a cooperação internacional existente entre a China e Brasil, foram realizadas diversas reuniões, discussões, visitas técnicas, entre outros trabalhos que fizeram parte do treinamento dos participantes.

Ao final do intercâmbio, foi assinado, junto ao Departamento Municipal de Segurança Pública da China, um memorando de cooperação policial bilateral, o que trará ganhos às corporações, como: o estabelecimento de mecanismo de visitas mútuas, o intercâmbio para atuação policial e a cooperação para treinamento e formação técnica.

Segundo o Chefe da Polícia Civil, Delegado-Geral João Octacílio Silva Neto, o mundo está altamente especializado, tecnológico e dinâmico, e, sendo assim, a capacitação é, a cada momento, mais exigida. “Neste mundo da informação, de uma sociedade altamente complexa, somente especialistas altamente capacitados podem verdadeiramente produzir produtos de qualidade, e é isto que a PCMG busca todos os dias”, afirmou.

 

 

 

-

Acompanhe o facebook e o instagram do Detran-MG! 
Assessoria de Comunicação – DetranMG/PCMG

Atenção ECV'S

Conforme a Comunicação CET/DGCV nº 05/2024, as Empresas Credenciadas de Vistoria (ECV's) devem realizar a atualização de seus dados cadastrais de e-mail e telefone, no Sistema de Credenciamento de Empresas (SCE), até o dia 2 de maio de 2024.