Atenção ECV'S

Conforme a Comunicação CET/DGCV nº 05/2024, as Empresas Credenciadas de Vistoria (ECV's) devem realizar a atualização de seus dados cadastrais de e-mail e telefone, no Sistema de Credenciamento de Empresas (SCE), até o dia 2 de maio de 2024.

Taxas / IPVA / Seguro DPVAT

Obter o Licenciamento Anual do Veículo

O QUE É ?

O Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) é o documento de registro e identificação, que deve ser renovado anualmente pelo (a) proprietário (a) de veículo automotor para que o veículo esteja em condições legais para circular. Isto ocorre, automaticamente, com o pagamento da Taxa de Renovação de Licenciamento Anual de Veículo (TRLAV).  

ETAPAS

 

 1 -  Acessar serviço de emissão de CRLV

O novo documento poderá ser acessado por meio do site da Coordenadoria Estadual de Gestão de Trânsito (CET-MG), antigo Detran-MG, do aplicativo da Aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT), ou do Portal de Serviços da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), desde que não haja registro de débitos relativos ao Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e a Taxa de Renovação do Licenciamento Anual do Veículo (TRLAV) nos últimos cinco anos, multas de trânsito e  Seguro Obrigatório de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres, ou por sua Carga, a Pessoas Transportadas  (DPVAT).  

O pagamento da Taxa de Licenciamento Anual pode ser feito pelos seguintes meios: 

  1. Diretamente nos guichês de caixa ou terminais de auto atendimento - a partir do dia 9 de janeiro de 2023 (é necessário estar em posse do número do Renavam). 

  1. Por meio de Guia de Arrecadação.

  2. Acesse -> Bancos credenciados.

  3. Em caso de dúvidas sobre o pagamento do IPVA, entre em contato com a Secretaria de Estado de Fazenda de Minas Gerais (SEF) por meio do atendimento Digital do canal Fale Com a AF

  4. Caso o (a) cidadão (ã) deseje acertar pagamentos de IPVA efetuados em duplicidade ou com erros, será necessário realizar o protocolo de solicitação de acerto de pagamento IPVA. Para maiores informações, clique aqui.

DÉBITOS DE ANOS ANTERIORES: Para consultar débitos de IPVA de anos anteriores, clique aqui.

OBS.: A Secretaria de Estado da Fazenda - SEF não realiza o parcelamento da taxa de licenciamento, somente a taxa de IPVA é parcelada.

Documentos Necessários
  • Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) 
Valor
  • O valor do Licenciamento Anual 2024 é R$39,36 e a taxa pode ser emitida junto com a guia IPVA. Caso deseje emitir apenas a taxa de Licenciamento, clique aqui.